Aqui você encontra as informações mais interessantes e surpreendentes do mundo

Aqui você encontra as informações mais interessantes e surpreendentes do mundo

Curiosidades

Microsoft aposta em agentes de IA no Edge e não quer criar outro navegador

Diante de um cenário em que os navegadores com assistente de IA integrado ganham popularidade no mercado, a Microsoft não considera criar um novo aplicativo, mas quer aumentar o papel dos agentes de inteligência artificial no Edge

Quem detalha os planos é o CEO da divisão de IA da empresa, Mustafa Suleyman, em entrevista ao site The Verge. Para Suleyman, o caminho ideal é evoluir o navegador e as ferramentas de IA já existentes para permitir que a inteligência artificial controle diretamente o app. 

O app ganhou o Modo Copilot em julho deste ano, uma integração com o assistente para navegar entre as abas abertas, resumir artigos e destacar pontos importantes nas páginas. Porém, a Gigante de Redmond ainda tem planos para levar mais recursos com a tecnologia.


Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.

IA no Edge

Mustafa Suleyman explica que a MS quer colocar o Copilot no Edge como uma experiência só. “Acredito que o navegador vai evoluir para se tornar um browser agêntico”, explica. O executivo ainda destaca que a IA será capaz de realizar as mesmas tarefas que um usuário faz no Edge — abrir abas, ler textos e muito mais.

“É como ter um anjinho no seu ombro fazendo todo o trabalho duro e entediante de ler análises, comparar preços e resumir buscas, mas isso não sai de você, você pode ver esse trabalho acontecer em tempo real na sua frente”, comenta.

Edge pode usar o Copilot para analisar e resumir abas (Imagem: Captura de tela/André Magalhães/Canaltech)

Suleyman ainda aborda uma discussão recente no segmento de IA sobre a queda do tráfego em sites de notícias. O executivo aponta que os agentes continuarão visitando as páginas da web, o que pode manter a audiência dos veículos. “Você pode não navegar tanto, mas sua IA vai fazer isso para você e levar tráfego a esses sites”, comenta.

Por fim, o CEO da Microsoft AI antecipa que a empresa deve trazer novos recursos para o Edge em breve.

Qual é o cenário dos navegadores de IA?

A grande tendência no mercado de navegadores em 2025 é a presença dos agentes de IA integrados. O assistente é capaz de analisar as páginas abertas, pesquisar e até fazer tarefas para você, como adicionar uma lista de compras ao carrinho.

A Perplexity já entrou no segmento com o Comet, enquanto a Opera faz testes para lançar o Opera Neon na categoria. Há também o navegador Dia, feito pela The Browser Company (recentemente adquirida pela empresa dona do Trello).

O que pode mudar o jogo é a chegada do assistente Gemini ao Chrome, anunciado pelo Google em setembro deste ano. A Gigante de Mountain View prevê mais recursos de IA em breve e deve levar o navegador mais usado no mundo para esta nova era.

Leia também:

VÍDEO: O “modo anônimo” NÃO te deixa anônimo

Leia a matéria no Canaltech.

O que achou dessa notícia? Deixe um comentário abaixo e/ou compartilhe em suas redes sociais. Assim conseguiremos informar mais pessoas sobre as curiosidades do mundo!

Esta notícia foi originalmente publicada em:
Fonte original

augustopjulio

Sou Augusto de Paula Júlio, idealizador do Tenis Portal, Tech Next Portal e do Curiosidades Online, tenista nas horas vagas, escritor amador e empreendedor digital. Mais informações em: https://www.augustojulio.com.