Micron abandona mercado de PC e encerra linha Crucial para focar apenas em IA
Se existe uma situação bem ruim, ela ainda tem margem para ficar pior. Isso é exatamente o que está acontecendo com a crise na indústria de hardware envolvendo chips de memória RAM e SSD. Agora, a Micron se posicionou sobre a situação afirmando que está saindo do mercado consumidor para focar unicamente no segmento de data centers para IA.
Apesar de outras notícias serem rumores, como o fato de a Samsung segurar expansões de suas capacidades de produção de chips em prol de lucro, o novo capítulo dessa novela é oficial e vem da própria Micron, a terceira maior fabricante do mundo de chips de SSD e memória RAM.
Fim da linha Crucial depois de quase 30 anos
No anúncio, a empresa diz que sua linha de produtos Crucial, que envolve SSDs e RAM conhecidos entre os gamers, será descontinuada a partir de fevereiro de 2026. Esse será o fim da atuação no segmento de consumidor, que é basicamente a produção de produtos que vão para as lojas e que você e eu podemos comprar.
–
Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.
–

O motivo: IA. Sim, tinha que ser ela. Para nós, uma ferramenta de auxílio de produtividade e entretenimento. Para as fabricantes, uma minha de ouro como eles nunca tiveram antes. O responsável por negócios da Micron, Sumit Sadana, deixa claro o motivo da mudança:
“O crescimento impulsionado pela IA nos data centers levou a um aumento na demanda por memória e armazenamento. A Micron tomou a difícil decisão de sair do negócio de consumo com produtos Crucial, a fim de melhorar o fornecimento e o suporte para nossos clientes estratégicos maiores em segmentos de crescimento mais rápido”.
Ou seja, o foco se volta para onde está o dinheiro, já que estamos falando de uma indústria que não para de crescer e tem números absurdos. Vide a NVIDIA e sua valorização por ser a maior fornecedora do cérebro por trás de quase toda IA.
E falando no Time Verde, que cresceu e ficou conhecida por conta da linha de placas de vídeo GeForce, a empresa liderada por Jensen Huang já não se considera uma fabricante de GPUs para games, mas sim uma empresa que fabrica chips para IA. Será que teremos uma movimentação similar a da Micron por parte da NVIDIA também?
Veja mais do CTUP:
-
Vendas de placas-mãe despencam com alta da memória RAM
- Pânico na indústria faz fabricantes limparem o mercado de memórias RAM
- Notebooks da ASUS ficarão mais caros por causa da escassez de memória RAM e SSD
Leia a matéria no Canaltech.
O que achou dessa notícia? Deixe um comentário abaixo e/ou compartilhe em suas redes sociais. Assim conseguiremos informar mais pessoas sobre as curiosidades do mundo!
Esta notícia foi originalmente publicada em:
Fonte original

