Melhorias no NVIDIA DLSS derrubam consumo de VRAM em cerca de 20%
O consumo de memória de vídeo é um tópico que tem gerado bastante discussão nos últimos anos, principalmente entre os PC gamers. A AMD tem trabalhado para amenizar essa questão com uma solução geral, enquanto a rival NVIDIA tem otimizado o DLSS para consumir cada vez menos VRAM. Segundo o Time Verde, é possível reduzir o uso da memória de vídeo em até 20% com novas melhorias feitas agora.
Em publicação no GitHub, a NVIDIA afirma que o novo Software Development Kit (SDK) do DLSS tem como foco o fim do beta e lançamento final do modelo Transformer, que funciona em certas GPUs RTX e entrega melhor resultado em relação ao tradicional CNN.
Mudanças no consumo de VRAM com o DLSS
Com essa atualização de SKD, a NVIDIA também trouxe otimizações no uso da VRAM. Para GPUs com suporte ao modelo Transformer, que são as séries RTX 50, RTX 40 e RTX 30, o uso de consumo de memória caiu de 106,9 MB para 85,77 MB em 1080p. O uso de memória diminuiu também em 1440p, 4K e 8K com redução média de 20%.
–
Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.
–

Na prática, isso significa que o PC gamer dono de uma GeForce RTX com suporte ao modelo Transformer pode fazer uso das técnicas de super resolution, gerador de quadros e ray reconstruction consumindo menos VRAM. Apesar da redução, o impacto final na memória de vídeo é mínima. Em uma GPU de 8 GB, como a RTX 5060, por exemplo, esse consumo, mesmo menor, é de pouco mais de 1%.
Ou seja, esse valor ainda é bem pequeno dentro do conjunto de recursos que consomem memória de vídeo, como resolução das texturas e sombras, entre outros, além de ray tracing, que ocupa uma parcela significativa quando ativado. Mas, de qualquer forma, qualquer otimização nesse aspecto é bem-vinda.
Veja mais do CTUP:
- Entenda a nomenclatura das placas de vídeo Nvidia GeForce
- Recursos exclusivos das placas de vídeo NVIDIA GeForce RTX
- 5 melhores placas de vídeo NVIDIA GeForce para diferentes perfis de uso
Leia a matéria no Canaltech.
O que achou dessa notícia? Deixe um comentário abaixo e/ou compartilhe em suas redes sociais. Assim conseguiremos informar mais pessoas sobre as curiosidades do mundo!
Esta notícia foi originalmente publicada em:
Fonte original