Aqui você encontra as informações mais interessantes e surpreendentes do mundo

Aqui você encontra as informações mais interessantes e surpreendentes do mundo

Curiosidades

Marco absurdo: Tecnologia HAMR da Seagate promete HDDs com mais de 50 TB

Muita gente diz que o tradicional HDD está com os dias contados, atropelado pela velocidade dos SSDs NVMe. Mas, se depender da Seagate, o velho guerreiro do armazenamento ainda tem muito a entregar. A empresa atingiu um novo marco histórico que deve viabilizar HDs de mais de 50 TB em um futuro muito próximo.

A novidade vem através do avanço da tecnologia HAMR (Gravação Magnética Assistida por Calor, na sigla em inglês). Em testes recentes com um novo protótipo, a Seagate demonstrou ser capaz de atingir uma densidade de área sem precedentes, permitindo atingir 6,9 TB por prato.

Para colocar isso em perspectiva: os HDs convencionais de ponta que encontramos no mercado hoje (geralmente baseados na tecnologia PMR) costumam ter uma densidade que varia entre 2,4 TB e 3 TB por disco magnético interno. Ou seja, a Seagate conseguiu, na prática, mais que dobrar a capacidade física de armazenamento no mesmo espaço físico.


Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.

O que isso muda para o futuro do armazenamento?

A notícia é animadora para quem precisa de uma grande quantidade de backup. Se pegarmos um design de HDD padrão de 3,5 polegadas, que geralmente acomoda cerca de 8 a 10 pratos internos, essa nova densidade permite saltos gigantescos na capacidade total da unidade.

Os primeiros HDDs de 50 TB devem chegar na mudança de década (Imagem: Seagate/Divulgação)

Atualmente, com densidade de cerca de 2,4 TB por prato, os HDs comerciais estão estacionados na casa dos 22 TB a 24 TB. Com HAMR e quase 7 TB por prato, é possível fabricar um único drive com cerca de 55 TB de espaço de armazenamento.

Claro, nós sabemos que essa tecnologia vai chegar primeiro para o mercado corporativo e data centers para IA (afinal, Call of Duty ainda não exige 50 TB… ainda), onde a relação custo por terabyte é o que manda.

Porém é bom saber que esse avanço prova que, enquanto os SSDs continuam sua corrida pela velocidade máxima, os HDs mecânicos continuam garantindo seu trono na capacidade bruta, essenciais para a era da IA e vídeos em 8K que geram volumes gigantescos de dados.

Veja mais do CTUP:

Leia a matéria no Canaltech.

O que achou dessa notícia? Deixe um comentário abaixo e/ou compartilhe em suas redes sociais. Assim conseguiremos informar mais pessoas sobre as curiosidades do mundo!

Esta notícia foi originalmente publicada em:
Fonte original

augustopjulio

Sou Augusto de Paula Júlio, idealizador do Tenis Portal, Tech Next Portal e do Curiosidades Online, tenista nas horas vagas, escritor amador e empreendedor digital. Mais informações em: https://www.augustojulio.com.