Maioria dos gatos prefere deitar para dormir do lado esquerdo; entenda o motivo
Um estudo publicado no último dia 23 na revista Current Biology revelou uma curiosidade sobre o comportamento felino: a maioria dos gatos prefere dormir do lado esquerdo. A pesquisa analisou vídeos de gatos dormindo e descobriu um padrão estatisticamente significativo que pode estar relacionado à evolução e ao funcionamento cerebral desses animais. Conduzido por cientistas da Universidade Ruhr de Bochum, na Alemanha, o estudo avaliou 408 vídeos de gatos encontrados no YouTube.
- Como gatos escolhem o seu ser humano favorito? Conheça 8 sinais
- Gatos fazem bem à saúde e a ciência pode provar
Em dois terços dos casos, os felinos estavam deitados sobre o lado esquerdo do corpo, uma posição que mantém o campo visual esquerdo mais livre e pode ativar o hemisfério direito do cérebro, responsável por detectar ameaças e reagir rapidamente.
Segundo o neurocientista comportamental Onur Güntürkün, líder do estudo, essa assimetria comportamental pode ser vantajosa. Isso porque os hemisférios cerebrais se especializam em diferentes tarefas: o direito, alimentado pelo campo visual esquerdo, está associado à vigilância, à consciência espacial e à coordenação motora para fuga.
–
Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.
–

Durante o sono, especialmente nas fases mais profundas, os animais estão mais vulneráveis, com a vigilância contra predadores bastante reduzida. Por isso, a posição de dormir pode ter implicações importantes para a sobrevivência. Dormir sobre o lado esquerdo, mantendo o lado direito do cérebro mais ativo e alerta, pode ter evoluído como um mecanismo de proteção.
Os pesquisadores observaram que os gatos costumam escolher lugares elevados para dormir, como topos de móveis ou prateleiras, o que também contribui para detectar ameaças a tempo. Juntos, esses comportamentos indicam um forte componente instintivo ligado à autopreservação.
Apesar das conclusões, os autores destacam que fatores adicionais, como conforto térmico, formato do corpo e experiências prévias, também podem influenciar a posição de dormir. Ainda assim, o viés para o lado esquerdo parece ter base evolutiva. Mais uma prova de que até os cochilos dos gatos são estrategicamente planejados.
Leia também:
- Por que os gatos são “praticamente líquidos” e passam em qualquer buraco
- Gatos sabem associar palavras a imagens, diz estudo
VÍDEO | GATO PRETO
Leia a matéria no Canaltech.
O que achou dessa notícia? Deixe um comentário abaixo e/ou compartilhe em suas redes sociais. Assim conseguiremos informar mais pessoas sobre as curiosidades do mundo!
Esta notícia foi originalmente publicada em:
Fonte original