Aqui você encontra as informações mais interessantes e surpreendentes do mundo

Aqui você encontra as informações mais interessantes e surpreendentes do mundo

Curiosidades

Locadoras caçam arranhões em carros alugados com IA — e cobram por eles

Já imaginou devolver um carro alugado e ter uma cobrança surpresa por causa de algo como um pequeno arranhão no veículo? É o que os clientes de locadoras como a Hertz estão enfrentando nos Estados Unidos. Com o uso de tecnologias baseadas em inteligência artificial (IA), as empresas do setor vêm inspecionando os veículos de forma minunciosa, encontrando danos que talvez passassem despercebidos

A responsável por essa tecnologia é a UVeye, empresa israelense de tecnologia militar fundada em 2016. A companhia é especializada em sistemas de inspeção por imagem com uso de IA e oferece equipamentos de diagnóstico por imagem para aplicações comerciais diversas. 

Embora a Uveye divulgue o uso da IA em seus serviços, não está claro como ocorre tal uso nos scanners das locadoras. No caso, o mais provável provável é que a Hertz esteja usando o Atlas Lite.


Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.

Trata-se de um scanner modular em 360º com 15 câmeras e sensores de LED para registrar e identificar danos na lataria, faróis e vidros dos veículos. O segredo? Tudo isso ocorre com o uso de machine learning. 

A ferramenta vem rendendo cobranças significativas por causa de danos mínimos (Jcomp/Freepik/CC)

Cobranças dos clientes

A ferramenta vem gerando polêmica entre os clientes da locadora. Em Atlanta, um cliente relatou que recebeu a cobrança de US$ 440 por um pequeno arranhão na roda do carro; do total, US$ 190 eram de taxas administrativas e de processamento, soma calculada automaticamente pelo sistema de scanner da empresa. 

Em outro caso, o cliente Adam Foley foi surpreendido com uma cobrança de 350 dólares por imperfeições mínimas no carro que alugou. Segundo Foley, as detecções podiam muito bem ser simplesmente sujeira que o sistema confundiu com danos. “Aquela taxa foi literalmente o preço de todo o período de aluguel do carro, com US$ 5 de diferença”, declarou.

A desconfiança sobre as taxas se deve, em partes, à falta de clareza no cálculo das taxas cobradas pela Hertz. Para completar, os clientes vêm se queixando que os aplicativos da locadora dificultam o contato com agentes humanos e incentivam o pagamento rápido oferecendo descontos progressivos. 

IA identifica até mesmo pequenos arranhões e locadoras emitem altas cobranças (Imagem: Divulgação/Detran)

Em declaração ao portal The Drive, a Hertz afirmou que “a maioria dos carros alugados é devolvida sem nenhum incidente. Quando ocorre algum dano, o objetivo é melhorar a experiência através de maior transparência, precisão e velocidade para o processo”. 

Leia também:

Vídeo: Porque carros elétricos NUNCA serão uma realidade no Brasil

Leia a matéria no Canaltech.

O que achou dessa notícia? Deixe um comentário abaixo e/ou compartilhe em suas redes sociais. Assim conseguiremos informar mais pessoas sobre as curiosidades do mundo!

Esta notícia foi originalmente publicada em:
Fonte original

augustopjulio

Sou Augusto de Paula Júlio, idealizador do Tenis Portal e do Curiosidades Online, tenista nas horas vagas, escritor amador e empreendedor digital. Mais informações em: https://www.augustojulio.com.