Jogos de Switch 2 usam dois tipos de diferentes de NVIDIA DLSS
Upscaling de imagem, como conhecemos, já está na indústria de games há mais de cinco anos, desde a chegada do NVIDIA DLSS. Essa é a tecnologia presente nos jogos do Nintendo Switch 2, que funciona de duas formas diferentes, segundo o Digital Foundry: uma mais focada em qualidade de imagem com resolução mais baixa, e outra indo até 4K, mas com algumas perdas.
- 5 principais defeitos do Nintendo Switch
- Review Nintendo Switch 2 | Console é um salto tecnológico e tanto, mas só
Analisando jogos como Cyberpunk 2077, Street Fighter 6, Hogwarts Legacy, Star Wars Outlaws, The Touryst e Fast Fusion, o canal identificou essas diferentes formas de DLSS que os desenvolvedores usaram nas versões desses games para o Switch 2.
DLSS do Switch usa mesmo modelo da versão de PC
O primeiro tipo entrega qualidade de imagem similar ao modelo CNN do DLSS, que está disponível para GPUs GeForce RTX até a geração Ada Lovelace (RTX 40). Esse tipo entrega anti-aliasing em movimento e cortes de câmera, proporcionando melhor qualidade de imagem, mas limitado a upscaling somente até 1080p, funcionando de forma bastante parecida com a versão de PC.
–
Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.
–
Já a outra implementação do DLSS em jogos de Switch 2 tem como foco o upscaling passando de FullHD, chegando até 4K, resolução alcançada quando o console está no dock e a imagem reproduzida em uma tela com suporte a essa resolução. Seu problema é a perda de qualidade com a imagem em movimento, mas entregando melhoria no desempenho.
Para confirmar suas suspeitas, o Digital Foundry ainda conseguiu confirmar a implementação desses dois tipos de DLSS nos jogos de Switch 2 com um desenvolvedor familiarizado com a tecnologia da NVIDIA no console da Nintendo. Ao que tudo indica, a primeira versão é nova e foi feita com o hardware do console em mente, embora use o mesmo modelo de IA da versão de PC.
Nos PCs, com as RTX 50, a NVIDIA disponibiliza um novo modelo de upscaling, chamado Transformer. Com essa tecnologia, é possível conseguir ainda mais qualidade de imagem por conta do hardware dedicado das GPUs Blackwell, algo que dificilmente deve chegar ao Switch 2, já que seu chip gráfico é baseado em Ampere, arquitetura das RTX 30.
Veja mais do CTUP:
- Entenda a nomenclatura das placas de vídeo Nvidia GeForce
- Switch 2 x PS5 x Xbox Series: comparação técnica entre os consoles
- 5 melhores placas de vídeo NVIDIA GeForce para diferentes perfis de uso
Leia a matéria no Canaltech.
O que achou dessa notícia? Deixe um comentário abaixo e/ou compartilhe em suas redes sociais. Assim conseguiremos informar mais pessoas sobre as curiosidades do mundo!
Esta notícia foi originalmente publicada em:
Fonte original