Itaú lança ‘Emps’ app exclusivo para empreendedores gratuito e com IA
O Itaú lança nesta segunda-feira (21) o Itaú Emps, aplicativo exclusivo para empreendedores com serviços de inteligência artificial generativa. A novidade já está disponível nas lojas de aplicativos como Play Store e App Store e oferece com Pix ilimitado e conta sem mensalidade.
- App do Itaú ganha recurso para ajudar a controlar gastos; veja como funciona
- Itaú começa a migrar clientes do Iti para superapp; veja o que vai mudar
A instituição financeira visa facilitar a gestão financeira de empreendedores que possuem faturamento de R$ 200 mil até R$ 3 milhões por ano que buscam autosserviço rápido para o negócio.
A empresa tem o objetivo de atingir perfis como restaurantes, mecânicas, mercearias, lojas de materiais de construção, médicos, assim como advogados e freelancers para fazer o uso do aplicativo.
–
Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.
–
O Itaú Emps vai oferecer os seguintes serviços, de forma gratuita, para os empreendedores:
- Pagamentos: tributos, boletos, concessionárias;
- Crédito: limite da conta, cartão de crédito e Pronampe;
- Assessoria com IA generativa.

Como a IA generativa do Itaú Emps vai funcionar?
O novo app busca ajudar o empreendedor a sanar dores com a ajuda da IA generativa. A empresa aposta em uma solução que vai além do chatbot, mas sim uma assistente conversacional que vai conseguir se integrar à jornada individual e ajudar na tomada de decisão.
A ideia é que a IA do aplicativo para empreendedores funcione como um ‘gerente’ automatizado para os serviços oferecidos. O agente vai funcionar ainda de forma inicial na gestão financeira, mas a ideia é que ele expanda as capacidades e atue integralmente com o cliente, a partir do consenso do empreendedor.
A IA generativa no Itaú Emps nas seguintes ações:
- Compreensão de comportamento do empreendedor;
- Apoio no controle de gestão financeira;
- Fornecimento de tendências e insights;
- Recomendações contextualizadas à situação do empreededor.
Caso haja problemas com a interação com a IA, será possível contatar um atendente humano em 30 segundos com uma central de atendimento exclusiva para os usuários do Emps, de acordo com Prates.
Na prática, será possível que o empreendedor pergunta para a IA algo como: “Quanto vendi no crédito nos últimos 30 dias?” e, em seguida, a tecnologia poderá acessar os dados das movimentações da conta, assim como entregar a resposta através da integração com a “Laranjinha”, máquina de cartão do Itaú Empresas.
Qual a diferença entre o Itaú Emps e o Itaú Empresas?
O diretor do Itaú Emps explica que o novo aplicativo busca atender clientes empreendedores que tem o ‘bolso menor’ e quer um autosserviço de forma rápida. O app é voltado para clientes que trabalham praticamente de forma integral em sua empresa e não possuem tempo ábil para o uma gestão mais complexa que demande tempo.
Diferentemente do Itaú Empresas, que atende um cliente com maior condição, com produtos mais robustos para serem atendidos a partir de um formato de agência tradicional.
Novo app surge após 6 meses de testes
O diretor do Itaú Emps, explica que a novidade foi lançada rapidamente após seis meses de testes feitos através de um MVP (Mínimo produto viável) com empreendedores clientes da instituição.
O teste fez com que fosse possível lançar o app logo pouco tempo depois do lançamento da assistente de IA para investimentos do banco.
Segurança
A inteligência artificial do Itaú se baseia em dados internos e indicadores econômicos do Itaú para fazer as recomendações.
O diretor de tecnologia do Itaú, Carlos Eduardo Mazzei explica que a instituição conta com uma governaça robusta de ética, LGPD e segurança e aponta que a IA da empresa 1,3 mil modelos de IA rodando no banco.
Integração multimodal para o futuro
O diretor do Itaú Emps aponta que o objetivo da IA do app é a expansão de suas ações que visam trazer mais praticicidade para o empreendedor, como integração multimodal com transformação dos dados para planilhas, imagens, gráficos, entre outros.
Outro objetivo da empresa é expandir o app para MEI‘s e empresas com diversos sócios.
Leia mais:
- Como ajustar o limite do cartão do Itaú? Veja passo a passo
- Como consultar o informe de rendimentos do Itaú
Leia a matéria no Canaltech.
O que achou dessa notícia? Deixe um comentário abaixo e/ou compartilhe em suas redes sociais. Assim conseguiremos informar mais pessoas sobre as curiosidades do mundo!
Esta notícia foi originalmente publicada em:
Fonte original