Interação pelo som | Há evidências de que quando plantas falam, insetos escutam
Um estudo conduzido por pesquisadores da Universidade de Tel Aviv revelou evidências de interações sonoras entre plantas e insetos. Os resultados foram divulgados em 15 de julho e publicados no periódico científico eLife.
- Qual é a diferença entre borboleta e mariposa?
- Mariposa da Austrália pode ser o 1º inseto que usa estrelas para se orientar
- Rastreadores colocados em mariposas revelam incrível jornada de migração
A pesquisa se concentrou no comportamento de mariposas fêmeas, especialmente na decisão crucial sobre onde depositar seus ovos. As conclusões mostram que os insetos preferem os sons emitidos por plantas quando estas estão saudáveis.
As investigações foram baseadas em descobertas anteriores do mesmo grupo de pesquisa, que já havia demonstrado que plantas sob estresse emitem sons em frequências ultrassônicas — acima da faixa de audição humana, mas detectáveis por diversos animais.
–
Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.
–
“Após comprovar no estudo anterior que as plantas produzem sons, formulamos a hipótese de que animais capazes de ouvir essas frequências poderiam reagir a elas e tomar decisões com base nisso. Queríamos investigar se insetos realmente detectam e respondem a esses sons”, explicou o professor Yossi Yovel, coautor dos estudos, em comunicado.

Dois experimentos com mariposas
Os cientistas da universidade israelense conduziram dois experimentos com mariposas para chegar às conclusões. No primeiro, os insetos foram expostos a duas caixas: uma com um alto-falante que reproduzia o som de um tomateiro desidratado, e outra silenciosa.
As mariposas optaram pela caixa “barulhenta”, provavelmente por interpretarem que ali havia uma planta viva, ainda que sob estresse. Esse resultado mostrou que os insetos percebem e respondem aos sons emitidos pelas plantas.

No segundo experimento, as mariposas fêmeas foram expostas a duas plantas de tomate saudáveis. Uma delas estava acompanhada de um alto-falante reproduzindo sons de um vegetal desidratado, enquanto a outra permanecia silenciosa.
Desta vez, os insetos escolheram a planta silenciosa, que não emitia sons de “socorro”. Segundo os pesquisadores, essa escolha ocorreu porque os insetos interpretaram que a planta silenciosa oferecia melhores condições para o desenvolvimento dos ovos.
“Nossos resultados sugerem que as mariposas fêmeas detectam e respondem a sons ultrassônicos tipicamente emitidos por tomateiros estressados pela seca, ajustando sua escolha de oviposição de acordo. Essa descoberta abre um novo leque de possibilidades para interações acústicas entre animais e plantas”, concluíram os cientistas da Universidade de Tel Aviv.
Confira o estudo na íntegra no eLife.
Leia mais:
- Darwin previu mariposa com maior língua do mundo décadas antes de ser descrita
- Inseto é animal? Saiba quantas espécies existem
- Luz não atrai insetos; eis o que realmente acontece
VÍDEO | O FUNGO DE THE LAST OF US
Leia a matéria no Canaltech.
O que achou dessa notícia? Deixe um comentário abaixo e/ou compartilhe em suas redes sociais. Assim conseguiremos informar mais pessoas sobre as curiosidades do mundo!
Esta notícia foi originalmente publicada em:
Fonte original