Intel anuncia parceria com SK hynix para memórias HBM4 em novas GPUs Gaudi
Apesar do domínio da NVIDIA, a Intel também segue na briga no segmento de chips para IA. O Time Azul revelou que a próxima geração da série Gaudi, codinome Jaguar Shores, será equipada com memória HBM 4 da SK hynix. Durante o AI Summit realizado em Seul, a empresa revelou também uma nova categoria de produtos para IA, mas sem entrar em detalhes.
- 3 melhores processadores da Intel para jogos em 2025
- Características mais importantes nos processadores Intel
A estrela da apresentação da Intel no evento é a nova geração de aceleradoras de IA Gaudi. As novas GPUs estão sendo feitas no processo 18A, fazendo uso dos transistores RibbonFET e da tecnologia de gerenciamento de energia PowerVia, que farão sua estreia nas CPUs mobile Panther Lake no começo de 2026.
Produtos para IA da Intel chegam memórias SK hynix
Em parceria com a sul-coreana SK hynix, as GPUs Gaudi Jaguar Shores serão equipadas com memórias HBM 4, que segundo as especificações da JEDEC, promete entregar largura de banda de até 2 TB/s por empilhamento, mais do que o dobro da atual geração HBM 3, elevando consideravelmente o desempenho em IA, algo que a NVIDIA também está de olho.
–
Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.
–

A SK hynix também será a provedora de tecnologias de memória em plataformas com Intel Xeon Granite Rapids, com até 128 GB de memória CMM-DDR5, e a próxima série Diamond Rapids, que chega em 2026 com memória MRDIMM de 2ª geração.
A Intel apresentou ainda a linha Arc Pro para workstations, como os SKUs Arc Pro B60 e B50 que estão sendo lançados agora depois de revelados durante a Computex em maio desse ano. Novos produtos dessa linha, voltados para computação de ponta em IA, serão lançados ainda em 2025, mais especificamente no último trimestre. Nenhum detalhe sobre essa linha foi revelado até agora.
A movimentação do Time Azul é para brigar contra o que a NVIDIA tem ainda para esse ano, com as GPUs Blackwell Ultra e Rubin no próximo ano, além da AMD com as Instinct MI400, também previsto para 2026.
Veja mais do CTUP:
- Quando vale a pena comprar um processador Intel Core i5?
- Quando vale a pena comprar um processador Intel Core i7?
- Quando vale a pena comprar um processador Intel Core i9?
Leia a matéria no Canaltech.
O que achou dessa notícia? Deixe um comentário abaixo e/ou compartilhe em suas redes sociais. Assim conseguiremos informar mais pessoas sobre as curiosidades do mundo!
Esta notícia foi originalmente publicada em:
Fonte original