Incidentes em voos comerciais caem 57% no Brasil no 1º semestre de 2025
O número de incidentes registrados em voos comerciais no Brasil caiu 57% nos seis primeiros meses de 2025, em comparação com o mesmo período do ano anterior. De acordo com levantamento da AERO Magazine, houve apenas seis ocorrências envolvendo a Azul, Gol e Latam, as principais companhias aéreas do país, contra 14 no primeiro semestre de 2024.
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A Azul teve apenas uma ocorrência em 2025: uma falha no motor de um ATR 72-600 que partia de São José do Rio Preto (SP) fevereiro. A Gol, por sua vez, contabilizou dois incidentes naquele mês nos aeroportos do Rio de Janeiro e de Brasília. Finalmente, a Latam teve três incidentes ocorridos nos aeroportos de Fortaleza, Rio de Janeiro e Chapecó (SC).
A maioria dos casos registrados foi causado por colisões com aves, uma ocorrência comum na aviação especialmente em áreas próximas a centros urbanos. Ainda assim, os dados apontam para um cenário de maior controle e segurança nas operações aéreas.
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Segurança segue como prioridade
Destes, o caso mais grave ocorreu em 11 de fevereiro, quando um Boeing 737 MAX 8 colidiu com uma viatura de apoio em solo e teve que interromper a decolagem. Apesar do susto, ninguém se feriu.
As colisões com aves foram as principais causas dos incidentes registrados. Segundo a Força Aérea Brasileira (FAB), estes incidentes oferecem risco significativo, e estão entre as ocorrências mais registradas na aviação internacional.
Boeing 737 da GOL colide com veículo durante decolagem no Aeroporto Internacional do Galeão no Rio
Aeronave foi evacuada e ainda não temos informações de feridos
— AEROIN (@aero_in) February 12, 2025
De acordo com a FAB, a maior parte das colisões ocorre quando as aeronaves estão nas fases de aproximação, pouso, decolagem e subida. “O CENIPA publica, todos os anos, o sumário de dados que também é enviado à Organização de Aviação Civil Internacional. O reporte de colisões, no Brasil, também é obrigatório, pois toda colisão é um incidente aeronáutico”, finalizaram.
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