Aqui você encontra as informações mais interessantes e surpreendentes do mundo

Aqui você encontra as informações mais interessantes e surpreendentes do mundo

Curiosidades

GPT-4o, o3 e mais: quando é indicado usar cada modelo do ChatGPT?

O ChatGPT, atualmente, tem vários modelos disponíveis para assinantes dos planos pagos. O GPT-4o é a principal versão do chat, que tem conhecimentos gerais e atende a diversas tarefas, mas existem outras opções focadas em codificação, análises complexas e avançadas, ou resolução de problemas.

A escolha do modelo ideal influencia diretamente na qualidade da resposta e na eficiência com que a tarefa é executada. Com isso, dá pra aproveitar melhor o que a IA tem a oferecer, economizar tempo e alcançar resultados mais alinhados com o que você precisa.

Quais são os modelos do ChatGPT e quando usar cada um?

O ChatGPT tem sete modelos, que atendem a tarefas, objetivos e necessidades diferentes: o3, o4-mini, GPT-4.5, OpenAI o1 and o1-mini, GPT-4o, GPT-4.1 e GPT-4.1 mini. É possível alternar entre eles caso você pague o plano Plus ou Pro.


Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.

o3

O o3 usa reflexão avançada e complexa de vários campos de conhecimento para propor soluções, principalmente codificação, matemática, ciência e percepção visual.

Esse modelo tem desempenho melhor na análise de imagens, gráficos e tabelas, tendo capacidade de avaliar de forma crítica e trazer respostas pouco óbvias. Além disso, ele comete 20% menos erros graves comparado ao o1, de acordo com a OpenAI.

o4-mini

O o4-mini é ideal para atividades que demandam raciocínio rápido em matemática, codificação e análises visuais, mas também supera o o3 em áreas não-STEM (Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática) e em ciências de dados.

GPT-4.5

O GPT-4.5 foi projetado para ser genérico e inteligente, sendo útil para perguntas do dia a dia, melhora da escrita e resolução de problemas práticos.

Ele tem uma base de conhecimento maior, focada em criatividade e um estilo conversacional mais natural em comparação com outros modelos, além de um “EQ” (Quociente Emocional) maior.

Tela inicial do chat do ChatGPT
Na assinatura paga do ChatGPT, é possível alternar entre diferentes modelos, que atendem a diferentes tarefas, objetivos e necessidades. (Imagem: Emiliano Vittoriosi/Unsplash)

OpenAI o1 e o1-mini

Os modelos o1 e o1-mini conseguem lidar com tarefas complexas de resolução de problemas, que envolvam pesquisa, estratégia, codificação, matemática e ciência. 

GPT-4o

O GPT-4o é o principal modelo da OpenAI com capacidades multimodais, que permite o raciocínio e interação com texto, imagem e áudio ao mesmo tempo. Além disso, sua habilidade avançada de visão aumenta a precisão na leitura de imagens.

É ideal para acessar as ferramentas e recursos avançados do ChatGPT, como memória, instruções personalizadas, descoberta, uso de GPTs e voz.

GPT-4.1

É a versão do ChatGPT focado em codificação, que pode ser usado como alternativa ao OpenAI o3 e OpenAI o4-mini para programação mais simples e diárias.

GPT-4.1 mini

O GPT-4.1 mini é o modelo reserva para usuários gratuitos, que é ativado quando a cota de uso do GPT-4o é atingida. Ele tem a capacidade de seguir instruções e bom desempenho em tarefas de codificação e inteligência geral.

Como alterar o modelo no ChatGPT?

Só é possível alterar o modelo se você for assinante Plus ou Pro do ChatGPT. Basta clicar no menu suspenso na parte superior da página para selecionar a versão desejada.

O plano gratuitoacesso limitado ao GPT-4o e, quando você atinge a cota do dia, as respostas são geradas pelo GPT-4.1 mini.

No plano Plus, os usuários têm menos restrições de uso e recebem respostas mais rápidas, prioridade em horário de pico e recursos avançados, além de GPTs personalizados, geração de imagens, pesquisa profunda, upload e análise de arquivos, e interação por voz.

Já a assinatura Pro libera todos os recursos e ferramentas do Plus, além de acesso ilimitado em alguns casos. Esse plano também oferece uma prévia de pesquisa do GPT-4.5, teste antecipado de novos recursos e modelos e a ferramentas avançadas, como geração de vídeo Sora.

Leia também:

VÍDEO: Cuidado com o que você pede para o ChatGPT (tem jeito certo de perguntar para a IA?)

Leia a matéria no Canaltech.

O que achou dessa notícia? Deixe um comentário abaixo e/ou compartilhe em suas redes sociais. Assim conseguiremos informar mais pessoas sobre as curiosidades do mundo!

Esta notícia foi originalmente publicada em:
Fonte original

augustopjulio

Sou Augusto de Paula Júlio, idealizador do Tenis Portal e do Curiosidades Online, tenista nas horas vagas, escritor amador e empreendedor digital. Mais informações em: https://www.augustojulio.com.