Google leva IAs ‘especialistas’ do Gemini para Documentos e Planilhas
O Google anunciou nesta quarta-feira (2) que os aplicativos da suíte Workspace, como Drive, Documentos e Planilhas, vão receber versões personalizadas do Gemini chamadas Gems. A novidade permite criar chatbots de IA que atuam como “especialistas” em tarefas como análise de dados e revisão de textos.
- Quer trabalhar mais rápido? 4 opções para editar planilha com IA
- Enem dos concursos de 2025 vem aí: 5 jeitos para usar IA nos estudos
Os Gems já existem desde 2024 na versão padrão do Gemini e só foram levados ao painel lateral do Workspace nesta semana. O próprio Google já tem uma lista de bots prontos, incluindo um assistente para fazer pitch de vendas e uma ferramenta para auxiliar com brainstorming, mas cada pessoa pode criar a própria versão.
A novidade está disponível em inglês para assinantes dos planos pagos do Google Workspace com recursos de IA generativa. Os seguintes aplicativos têm acesso ao recurso:
–
Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.
–
- Apresentações;
- Documentos;
- Drive;
- Gmail;
- Planilhas.

Qual a diferença de um Gem para o Gemini padrão?
Os Gems são chatbots personalizados, então usam os mesmos modelos de IA do Gemini enquanto seguem instruções específicas. O recurso é muito útil para quem precisa de versões mais segmentadas da IA para diferentes tarefas e as usa com frequência.
Você pode pedir para o Gemini atuar um assistente de vendas, por exemplo, mas isso exige um prompt mais complexo e o comando precisaria ser repetido a cada nova conversa — o Gem já salva essas instruções e pode ser usado sem interferir na versão padrão do assistente.
Por que isso pode ser importante?
A integração ao Workspace pode facilitar muitas tarefas por lá. Enquanto as pessoas já usam o Gemini para receber sugestões de textos, um chatbot voltado para tarefas específicas como posts de redes sociais ou relatórios de trabalho pode trazer resultados ainda mais aprimorados.
Além disso, os assistentes podem considerar os arquivos da empresa no Drive ou registros de e-mail, o que aumenta a personalização e o ajuste para o tom de cada companhia.
Leia também:
- Para que serve a inteligência artificial? 4 usos além dos chatbots
- Tem risco enviar fotos nossas ao ChatGPT, Gemini e outras IAs? Entenda
- Afinal, tem como ver se um texto foi feito por IA? Conheça 3 sinais
VÍDEO: o que mudou nos localizadores e rastreadores Android com o “novo” Google Find Hub
Leia a matéria no Canaltech.
O que achou dessa notícia? Deixe um comentário abaixo e/ou compartilhe em suas redes sociais. Assim conseguiremos informar mais pessoas sobre as curiosidades do mundo!
Esta notícia foi originalmente publicada em:
Fonte original