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Curiosidades

Geely EX5 chega ao Brasil em duas versões e parte de R$ 195.800

A Geely veio ao Brasil em 2014, mas após um desempenho longe do esperado, encerrou suas atividades por aqui 4 anos depois. Porém, ela não abanou nosso mercado, pelo menos não indiretamente.

O grupo da qual a marca é proprietária também gerencia a Volvo e a Zeekr, outra chinesa que recentemente chegou recentemente ao mercado brasileiro.

Agora, a fabricante está retornando para cá e já prepara o lançamento de seu primeiro carro no dia 30 julho. Me refiro ao Geely EX5, um SUV elétrico de porte médio.


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O modelo terá duas versões disponíveis por aqui — inclusive com nome de celular —, a Pro, que parte de R$ 195.800, e a Max, que chega por R$ 215.800. Porém, esses preços só valem na pré-venda, que começa hoje e se encerra no dia 30 de julho, no lançamento. De tabela, os valores são: R$ 205.800 e R$ 225.800.

Como é o Geely EX5

Assim como a grande maioria dos SUVs chineses, o EX5 vem de série com visual futurista, muita tecnologia e interior com bom acabamento.

A frente se destaca pela grade fechada, assim como Volvo EX30. Há também aberturas para passagens de ar na parte inferior do para-choque e faróis afilados totalmente em led.

As rodas podem ser de 18 ou 19 polegadas, isso varia de acordo com a versão, assim como o seu acabamento. Porém, ambas são fechadas e com foco na aerodinâmica. Há também molduras cromadas nos vidros laterais e um pequeno rack de teto.

(Lucas Parente/Canaltech)

A traseira é onde o modelo merece menos destaque, já que tem lanternas interligadas, assim como a maioria dos modelos chineses. Além disso, temos apenas um vidro traseiro curvado e um pequeno aerofólio.

Por dentro, o modelo segue a receita e traz de série uma dupla de telas: central multimídia de 15,4” e quadro de instrumentos digital de 10,2”. Para completar, há um head-up display de 13,8”.

(Lucas Parente/Canaltech)

O interior se completa com bancos com acabamento em couro sintético, painel e portas com elementos sensíveis ao toque, 4 portas USB, sistema de som premium com 16 alto-falantes, carregador por indução, ar-condicionado automotivo (de apenas uma zona) e iluminação interna.

Motor e bateria

Apesar de ter duas versões, há apenas uma configuração de motor. As versões Pro e Max tem 218 cv de potência e 32,6 kgfm de torque.

O desempenho no 0 a 100 km/h, porém, é diferente. A variante mais barata alcança em 6,9 segundos, enquanto a Max em 7,1 segundos. Essa diferença pode ser justificada pelo peso dos modelos: uma diferença de 50 kg. A Geely informou que o motivo da versão Max ser mais pesada é a sua adição de equipamentos.

(Lucas Parente/Canaltech)

Mas há outra questão: isso faz com que a variante mais cara tenha uma autonomia menor, de 349 km. A Pro pode rodar até 413 km com uma carga. A bateria é a mesma, com 60,22 kWh de capacidade.

Sistemas de segurança autônoma

A conjunto de segurança é muito completo e conta com 6 airbags, controle de cruzeiro adaptativo, piloto automático inteligente, leitura de placas, assistente de centralização de faixa, alerta de ponto cego e mais.

(Lucas Parente/Canaltech)

Para completar todas as informações, as dimensões. O EX5 tem 4,61 m de comprimento, 1,90 m de largura, 1,67 m de largura e 2,75 m de entre eixos. Esses números são semelhantes ao GWM Haval H6.

Operação diferente de outras chinesas

Ao contrário de outras empresas advindas da China, a Geely retorna ao Brasil com uma parceria ativa com a Renault. A empresa usará a expertise da marca francesa para conseguir crescer no mercado brasileiro.

(Lucas Parente/Canaltech)

A empresa chinesa poderá ter até um espaço na fábrica da Renault em São José dos Pinhais, no estado do Paraná, para produzir seu carros no Brasil. Até os concessionários serão os mesmo.

No entanto, o acordo entre as empresas ainda está passando por diversos processos legais para ser anunciado. Portanto, a Geely afirmou durante a coletiva que não há nenhuma confirmação.

Leia também:

Vídeo: Qual o problema do carro elétrico no Brasil? Preço vs. autonomia vs. realidade

Leia a matéria no Canaltech.

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augustopjulio

Sou Augusto de Paula Júlio, idealizador do Tenis Portal e do Curiosidades Online, tenista nas horas vagas, escritor amador e empreendedor digital. Mais informações em: https://www.augustojulio.com.