Fãs relatam que banda de sucesso do Spotify foi criada com IA; entenda o caso
A banda The Velvet Sundown estreou no Spotify no começo de junho e se tornou um sucesso imediato, reunindo mais de 500 mil ouvintes mensais e cerca de 10 mil seguidores na plataforma de streaming. Mas, com a ausência de informações sobre o grupo, os fãs passaram a desconfiar que tudo, na verdade, foi gerado por IA.
- Afinal, tem como ver se um texto foi feito por IA? Conheça 3 sinais
- Como saber se uma foto foi criada por Inteligência Artificial
O caso ganhou expressão nas redes sociais nos últimos dias, com questionamentos sobre as produções e até sobre a existência dos membros do grupo. Também há perguntas sobre as fotos do quarteto, também com a suspeita de que foram criadas com ferramentas de inteligência artificial.
“Não há a mínima evidência na internet de que essa banda tenha existido. Fotos do artista e capas de álbuns gerados por IA. A descrição parece com ChatGPT (com travessões inclusos)”, diz uma publicação no Reddit.
–
Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.
–
“Como criador musical, isso me parte o coração. Como amante da música e usuário do Spotify, acho ofensivo que não haja nenhuma menção de que se trata de uma banda inventada”, levanta outro tópico na rede social.
Além do Spotify, a banda está presente no Apple Music e Deezer. Mas, ao contrário das demais, o Deezer indica que dois álbuns do grupo foram gerados por IA. “Algumas faixas deste álbum podem ter sido criadas usando inteligência artificial”, mostra o selo.

Ao Canaltech, a empresa disse que a confirmação vem do seu novo sistema que identifica a origem dos conteúdos. “Essa nova funcionalidade permite que álbuns com faixas totalmente geradas por IA, como é o caso da banda em questão, sejam identificados de forma clara e transparente na plataforma”, explica o Deezer.
Procurados pela reportagem, Apple e Spotify não comentaram o caso até o momento. A matéria poderá ser atualizada.
Afinal, é IA ou não?
Perfis do X e Instagram da The Velvet Sundown apontam que a banda não foi gerada por IA. Mesmo assim, o questionamento por usuários das plataformas, especialmente após analisar fotos do grupo publicadas em redes sociais.
Diante da repercussão, uma thread do perfil do X com o nome de usuário “Velvet_Sundown” veio à tona neste domingo (29). A série de posts questiona os portais que “insistem na teoria preguiçosa e infundada” sobre a origem da banda.
“Nenhum desses ‘escritores’ entrou em contato, foi a um show ou ouviu algo além do algoritmo do Spotify”, diz a publicação. “Só porque não fazemos danças no TikTok ou transmitimos ao vivo nosso processo não significa que somos falsos.”
A mesma conta também informa que os artistas solicitaram ao Deezer para remover o selo de IA dos dois álbuns publicados até o momento.
O CT apurou que esta não é a mesma conta do X linkada no Spotify. No serviço de streaming, o endereço leva para um perfil com nome de usuário “tvs_music”, que tem uma única publicação até o momento.
“Eles disseram que não somos reais. Talvez você também não”, diz o post feito nesta terça-feira (1º) com um vídeo para promover o próximo álbum.
Ainda assim, os dois perfis do X não se mencionaram até o momento, seja em publicações ou através links na bio.
O mesmo é válido para um perfil do Instagram com o usuário “thevelvetsundownband”, com 10 fotos publicadas. Porém, no Spotify, o link leva para a conta “thevelvetsundownmusic”, que traz o mesmo post do X sobre o próximo disco.
A reportagem também não localizou o site oficial da banda, além de perfis de membros do grupo em rede sociais.

Mais de 500 mil ouvintes no Spotify
The Velvet Sundown é uma banda que alcançou aproximadamente 500 mil ouvintes mensais no Spotify até esta terça-feira (1º). A página na plataforma mostra o selo “Artista verificado” e indica que a banda “mistura texturas do rock alternativo psicodélico dos anos 70 e do folk rock, mas se mistura sem esforço com estruturas modernas de pop alternativo e indie”.
A bio também dá o nome dos integrantes: “a banda foi formada pelo vocalista e tocador de mellotron Gabe Farrow, o guitarrista Lennie West, Milo Rains, que cria os sons texturizados de sintetizador da banda, e o percussionista de espírito livre Orion “Rio” Del Mar.”

Ainda de acordo com a plataforma, o primeiro álbum do grupo, conhecido como “Floating on Echoes”, foi registrado em 5 de junho de 2025. Já o segundo foi liberado em 20 de junho de 2025. Em comum, as duas seleções reúnem 13 músicas.
Além disso, a página da banda no Spotify já mostra que o terceiro disco “Paper Sun Rebellion” chega em breve, em 14 de julho de 2025. Assim como os demais, haverá 13 faixas para reprodução.
Confira outras matérias do Canaltech:
- Real ou IA? Vídeos que desafiam a identificar o que é ‘fake’ viralizam na web
- Google cria marca invisível para identificar imagens feitas por IA
- 6 funções do Spotify que você precisa conhecer
VÍDEO: Windows era o problema esse tempo todo? SteamOS dominará os PCs para jogos de alto desempenho?
Leia a matéria no Canaltech.
O que achou dessa notícia? Deixe um comentário abaixo e/ou compartilhe em suas redes sociais. Assim conseguiremos informar mais pessoas sobre as curiosidades do mundo!
Esta notícia foi originalmente publicada em:
Fonte original