Explosão solar ‘engole’ estação espacial em foto com timing perfeito
O fotógrafo espacial Andrew McCarthy capturou uma imagem com timing perfeito, em que parece que uma explosão solar está “engolindo” a Estação Espacial Internacional (ISS). O registro foi feito a partir do Deserto de Sonora, localizado entre os Estados Unidos e o México.
-
O Sol faz barulho? Especialistas explicam
Por que o Sol ficou azul 200 anos atrás? Cientistas acreditam ter a resposta - Avanço astronômico | Timelapse mostra plasma do Sol em definição sem precedentes
A ideia inicial do especialista em astrofotografia era registrar o trânsito da ISS diante do Sol, mas uma atividade solar de médio porte acabou tornando a imagem ainda mais especial.
“Enquanto esperava a ISS cruzar o Sol, um grupo de manchas solares começou a emitir erupções, resultando nesse registro único na vida. É a foto de trânsito solar mais detalhada que já fiz”, destacou McCarthy em uma postagem no Instagram.
–
Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.
–
Apesar de a imagem dar a impressão de que a Estação Espacial Internacional estava em perigo por causa da erupção solar, isso não aconteceu. A ISS orbita a Terra a cerca de 400 km de altitude e, portanto, não estava próxima do Sol no momento da explosão.
Ver essa foto no Instagram
Estratégia para a fotografia
Em um ambiente de temperaturas extremas como o deserto, Andrew precisou utilizar bolsas de gelo e refrigeradores para evitar que seus diversos telescópios parassem de funcionar.
“Este é um mosaico composto, pois continuei fotografando o Sol após o trânsito para preencher todo o disco com detalhes extremos. O espaço negativo contém alguns elementos do eclipse de 2024, adicionados para fazer a transição da cromosfera para o preto, o que ajuda a contar a história de tudo o que acontece no Sol”, explicou o fotógrafo.
A fotografia capturada foi batizada de “Sonhos de Kardashev”, em homenagem ao astrônomo soviético Nikolai Kardashev, que propôs a criação da Escala Kardashev — um método teórico para medir o grau de desenvolvimento tecnológico de uma civilização com base na quantidade de energia que ela é capaz de utilizar.
Ver essa foto no Instagram
Leia mais:
- Novas imagens detalhadas do Sol mostram “cortinas” em sua superfície; entenda
- Sol pode ter tamanho diferente do que cientistas pensavam
- Parker Solar: por que a NASA fez uma espaçonave “tocar” o Sol?
VÍDEO | OS TELESCÓPIOS MAIS INCRÍVEIS DO UNIVERSO
Leia a matéria no Canaltech.
O que achou dessa notícia? Deixe um comentário abaixo e/ou compartilhe em suas redes sociais. Assim conseguiremos informar mais pessoas sobre as curiosidades do mundo!
Esta notícia foi originalmente publicada em:
Fonte original