Aqui você encontra as informações mais interessantes e surpreendentes do mundo

Aqui você encontra as informações mais interessantes e surpreendentes do mundo

Curiosidades

Encosto de cabeça do carro serve para quebrar o vidro? Não é bem assim

Talvez você já tenha ouvido falar que os encostos de cabeça presentes no banco dos passageiros dos carros são destacáveis e afiados, porque poderiam ser usados para quebrar o vidro do veículo no caso de alguma emergência. Mas não se engane: trata-se apenas de um boato sem fundamento. Na verdade, os encostos são componentes criados para ajudar a proteger o passageiro no caso de um acidente

É o que explicou Dirceu Rodrigues Alves, médico e diretor da Associação Brasileira de Medicina de Tráfego (Abramet). Segundo ele, o encosto é um equipamento de segurança do banco essencial para proteger a coluna cervical do passageiro em colisões, por exemplo. Em uma emergência o passageiro até pode usar o encosto para quebrar o vidro, caso seja necessário, mas esta não é a finalidade do componente. 

Os encostos nos bancos do carro foram criados para a segurança dos passageiros (Miles Loewen/Unsplash)

“O objetivo é a gente evitar que o sujeito tenha aquilo que nós chamamos de efeito chicote. É proteger a cabeça e o pescoço desse indivíduo para que, em uma freada brusca ou uma colisão, ele não tenha um impacto sobre a coluna cervical, que é um perigo, porque ele pode ter morte imediata. Lesionando a coluna cervical, ele vai ter parada respiratória seguida de parada cardíaca. Então, isso é um equipamento de segurança, como é o airbag, como é o cinto de segurança“, explicou ele em entrevista concedida ao G1.


Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.

Já Alisson Alves Sarmento, mestre e professor de engenharia no Instituto Mauá de Tecnologia (IMT), reforça: o encosto para a cabeça não foi projetado para quebrar vidros. “Tanto é que a gente tem modelos de carros em que o encosto é integrado ao banco. Você não consegue remover”, ressaltou.

O professor ressaltou que, para o encosto oferecer a proteção adequada tanto em uma colisão frontal quanto traseira, é necessário que a inclinação do banco esteja ajustada de forma correta. “A gente vê na rua que algumas pessoas inclinam o banco até lá embaixo e dirigem, o que é totalmente fora de senso, porque a pessoa acaba perdendo essa proteção. O ideal é ter apoio das costas. O seu pescoço não precisa ficar 100% apoiado, mas a altura do encosto deve estar no centro da cabeça”, finalizou. 

Leia também:

7 itens para verificar no carro antes de pegar a estrada 

Como escolher o carro mais seguro na hora da compra?

Vídeo:

Leia a matéria no Canaltech.

O que achou dessa notícia? Deixe um comentário abaixo e/ou compartilhe em suas redes sociais. Assim conseguiremos informar mais pessoas sobre as curiosidades do mundo!

Esta notícia foi originalmente publicada em:
Fonte original

augustopjulio

Sou Augusto de Paula Júlio, idealizador do Tenis Portal e do Curiosidades Online, tenista nas horas vagas, escritor amador e empreendedor digital. Mais informações em: https://www.augustojulio.com.