Empregados da OpenAI estariam tentando limpar estoques de memória DDR5
A OpenAI, dona do ChatGPT, é uma das maiores contribuintes para a atual crise de memória RAM com seus data centers de IA. Como se não bastasse a altíssima demanda por chips DRAM, novos relatos dizem que até kits de memória RAM DDR5 estão na mira da empresa, que estaria comprando tudo o que vê pela frente no varejo para suprir a escassez do setor corporativo.
-
Qual é a diferença entre memória cache e memória RAM?
- DDR6 x DDR5: o que muda na nova geração de memória RAM?
Fontes do Moore’s Law is Dead indicam que a gigante da inteligência artificial recorreu à compra de memórias de consumo (muito usadas pelos gamers) porque a cadeia de suprimentos de hardware para servidores simplesmente não consegue mais entregar o necessário, criando uma competição direta entre data centers e o consumidor final.
Relatos sobre a situação são estarrecedores
Essa situação é um tanto bizarra, para dizer o mínimo. Um dos depoimentos enviados ao canal, vindo de um “grande fornecedor de memória”, diz o seguinte:
–
Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.
–
“Depois de assistir seu vídeo sobre OpenAI, achei que deveria contar algo chocante acontecendo com a empresa. Aparentemente, empregados da OpenAI foram vistos em várias lojas tentando comprar o máximo de kits de memória que eles conseguissem nesse mês. Sem brincadeira, me contaram isso em reuniões com compradores que trabalham em grandes varejistas”.
Corroborando com essa situação inusitada, um varejista disse ao Moore’s Law is Dead que “alguns caras” foram até a loja, que é alguma das maiores dos EUA, e eles perguntaram se poderiam falar com o gerente sobre a compra de kits de memória RAM DDR5, algo que o responsável não permitiu.
Ao serem questionados sobre onde trabalhavam, eles disseram somente que era para uma “empresa LLM”. A sigla significa “Large Language Model“, um tipo de IA que é treinada para lidar com grande volume de dados, como os que o ChatGPT, entre outras IA, processam.
Se isso realmente for real, a situação é bastante preocupante. Empresas como OpenAI, Google, Microsoft, Meta, entre outros, estão exigindo todo o estoque de DRAM do mercado, deixando o consumidor, como você e eu, a ver navios. A Samsung já disse que não vai fazer muita coisa agora, e a Micron já sinalizou que está deixando sua linha gamer Crucial para focar nessa crescente e altíssima demanda por IA.
Veja mais do CTUP:
- Vendas de placas-mãe despencam com alta da memória RAM
- Nem os Ryzen escaparam: CPUs da AMD ficam mais caras em dezembro
- Acredite se quiser: preço da memória RAM surta e ultrapassa valor de um PS5
Leia a matéria no Canaltech.
O que achou dessa notícia? Deixe um comentário abaixo e/ou compartilhe em suas redes sociais. Assim conseguiremos informar mais pessoas sobre as curiosidades do mundo!
Esta notícia foi originalmente publicada em:
Fonte original

