Em que Lua estamos hoje? Satélite vai entrar na fase nova nesta quinta (24)
Na última quinta-feira (17), às 21h37 (horário de Brasília), a Lua entrou na fase minguante, exibindo 50% de seu disco iluminado. Nesta quinta (24), o ciclo lunar segue para a próxima etapa: a Lua nova, mais precisamente às 16h11, conforme os dados do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET). Nesse momento, o satélite estará c om que sua face iluminada voltada para o lado oposto ao nosso, tornando-a invisível a olho nu.
- O que é o ciclo lunar? Saiba o que define as fases da Lua
- A Lua esteve geologicamente ativa há menos tempo do que se pensava
O que é a Lua nova?
A Lua nova é a primeira fase do ciclo lunar. Nesse estágio, a face visível da Lua não reflete luz solar em direção à Terra, o que a torna praticamente invisível no céu noturno. Esse fenômeno acontece porque o satélite está alinhado entre o Sol e a Terra, com sua parte iluminada voltada para longe de nós. É o marco inicial do ciclo lunar.
Apesar de não ser visível, a Lua nova é fundamental para a contagem do tempo em diversas culturas. Em muitos calendários lunares e lunissolares (como o islâmico e o hebraico), o mês começa exatamente com a Lua nova. Astronomicamente, é um momento que também pode dar início a eventos como eclipses solares, quando a Lua passa exatamente em frente ao Sol, algo que só pode ocorrer nesta fase.
–
Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.
–
Quais os impactos da Lua nova na Terra?
Durante a Lua nova, a força gravitacional do Sol e da Lua atuam na mesma direção, provocando marés mais extremas. Esse fenômeno influencia diretamente zonas costeiras e a rotina de comunidades que dependem das marés para pesca ou navegação.
Nesta fase, a Lua geralmente não passa diretamente entre a Terra e o Sol, devido à inclinação da órbita lunar. Ela só passa perto do Sol da nossa perspectiva na Terra.

Curiosidades sobre a Lua nova
Você sabia que é possível ver a Lua nova indiretamente? Pouco após o pôr do Sol ou antes do nascer do Sol, em noites muito limpas, é possível observar um filete fino da Lua crescente com uma leve iluminação tênue no restante do disco lunar. Esse fenômeno é chamado de “luz cinérea”, um brilho fraco causado pela luz solar refletida da Terra para a Lua.
Outro fato interessante é que, durante a Lua nova, o céu noturno se torna mais escuro, favorecendo a observação de estrelas, planetas e chuvas de meteoros. Muitos astrônomos e observadores do céu aproveitam essa fase para registrar imagens profundas do universo com telescópios.
O que tem no meio da Lua?
Os cientistas já descobriram que a Lua tem uma camada de rochas derrestidas em seu interior, que seria como uma transição entre o manto e o núcleo. A estimativa é que essa camada derretida é feita de ilmenita, um material rico em titânio. Mas estudos futuros podem revelar a fonte de aquecimento dessa estrutura.
Leia também:
- Vulcões moldaram a Lua de dentro para fora; o processo ainda é presente e ativo
- Lua fez os dias na Terra ficarem 2,2 horas mais longos
VÍDEO | COMO TIRAR FOTO DA LUA COM SEU CELULAR?
Leia a matéria no Canaltech.
O que achou dessa notícia? Deixe um comentário abaixo e/ou compartilhe em suas redes sociais. Assim conseguiremos informar mais pessoas sobre as curiosidades do mundo!
Esta notícia foi originalmente publicada em:
Fonte original