Aqui você encontra as informações mais interessantes e surpreendentes do mundo

Aqui você encontra as informações mais interessantes e surpreendentes do mundo

Curiosidades

É verdade que dá para consertar avião com fita adesiva?

Sim. As companhias aéreas usam a speed tape, uma fita especial criada nos anos 1950 e que é feita de alumínio flexível e adesivo acrílico de alta performance. Ela resiste a temperaturas extremas (de 40 °C a -55 °C), ventos superiores a 1.000 km/h (velocidade compatível com a dos aviões comerciais), granizo e radiação solar.

“Essa fita é utilizada para reparos de curta duração, como um voo de São Paulo a Porto Alegre”, explica Edmilson da Silva Cavalcante, engenheiro de desenvolvimento de aplicação para o mercado aeronáutico na 3M. Serve para pequenos trincados em peças de plástico ou falhas de vedação, por exemplo. E apenas como solução provisória: mantém a aeronave em operação até que o reparo definitivo seja feito, geralmente durante manutenções noturnas.

O uso é aprovado pelos fabricantes de aeronaves, como Boeing, Airbus e Embraer. E pode ficar tranquilo: não há registro de incidentes causados pelo uso da speed tape. Ela é considerada uma ferramenta confiável para evitar atrasos e manter voos em segurança.

Apesar da fama de “gambiarra aérea”, a fita é tão confiável que chega a ser usada em voos de homologação – aqueles realizados para certificar novos modelos. Nesses testes, câmeras e sensores são presos do lado de fora para medir consumo e desempenho, e permanecem fixados com speed tape durante vários dias de voo.

Só não conte com a speed tape para consertar algo em casa: um rolo dessa fita pode custar até R$ 3.500.

Publicidade

O que achou dessa notícia? Deixe um comentário abaixo e/ou compartilhe em suas redes sociais. Assim conseguiremos informar mais pessoas sobre as curiosidades do mundo!

Esta notícia foi originalmente publicada em:
Fonte original

augustopjulio

Sou Augusto de Paula Júlio, idealizador do Tenis Portal, Tech Next Portal e do Curiosidades Online, tenista nas horas vagas, escritor amador e empreendedor digital. Mais informações em: https://www.augustojulio.com.