‘Detox’ digital: 6 dicas para usar menos o celular no dia a dia
Muitas pessoas têm optado pelo “detox” digital com a redução da exposição a telas por meio de algumas atitudes, como desativação de notificações, exclusão de apps desnecessários e uso do “modo não perturbe”.
- 6 dicas para reduzir o uso de redes sociais em 2025
- Brain rot: por que consumir vários vídeos curtos deteriora a saúde mental?
Embora passar o dia inteiro no celular pareça comum, isso tem um custo: menos foco, mais ansiedade, noites mal dormidas e até dificuldade de aproveitar o momento.
6 dicas para começar um detox digital
Confira 6 dicas para começar um detox digital e reduzir o uso do celular:
–
Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.
–
- Apague apps que você não precisa
- Desative notificações de apps que não são importantes
- Não use o celular antes de dormir
- Use o “modo não perturbe”
- Remova apps de rede social da tela inicial
- Não utilize o celular enquanto faz outra atividade
1. Apague apps que você não precisa
Com o tempo, é normal acumular aplicativos que pareciam úteis na hora, mas que estão só ocupando espaço. Além da desorganização, esses apps viram distrações: você entra pra checar uma coisa e acaba preso em outra.
Quando você se livra do que não usa, seu celular fica mais leve (e sua mente também). Então, comece com uma avaliação dos aplicativos que ainda fazem sentido estarem no seu smartphone e aqueles que é melhor desinstalar, por enquanto.
2. Desative notificações de apps que não são importantes
Notificações puxam sua atenção o tempo todo, mesmo que seja por poucos segundos. Isso parece pequeno, mas no fim do dia, você gastou energia mental com dezenas de alertas que nem eram relevantes.
Assim, desligar as notificações de algumas redes sociais, aplicativos e jogos pode ajudar a reduzir essa ansiedade e posição de alerta causada pelo excesso de informação na tela.
3. Não use o celular antes de dormir
Apesar de ser algo comum, não é saudável dormir com o celular ao lado da cama (ou até na mão). A luz azul da tela deixa você mais alerta e é muito fácil cair na armadilha de “só mais um vídeo” e continuar nisso por mais uma hora.
Tente não mexer no celular antes de dormir e, se possível, deixe o aparelho em outro cômodo para evitar que as notificações te despertem o sono.

4. Use o “modo não perturbe”
Quando você precisa se concentrar, seja pra estudar, trabalhar, assistir uma aula ou até aproveitar um momento com amigos, o celular pode causar distrações. Mesmo que você não o pegue, só a expectativa de uma notificação já consome parte da sua atenção.
Para evitar isso, você pode ativar o “modo não perturbe” que, com certeza, vai te ajudar a aproveitar melhor o seu tempo. Se preferir, também é possível programar o recurso para ser ativado em certos horários ou até mesmo em situações especificas, como ativar um exercício no smartwatch, ao chegar no escritório e afins.
5. Remova apps de rede social da tela inicial
Sabe aquele hábito de abrir o Instagram ou o TikTok sem nem pensar? Muitas vezes, ele vem só porque o ícone está ali no caminho. Tirar esses atalhos da tela inicial já faz diferença: você para de abrir esses apps por impulso e passa a usá-los só quando realmente quer.
Outra opção é ocultar as redes sociais dos menus de aplicativos, a fim de dificultar o acesso para desistimular o uso.
6. Não utilize o celular enquanto faz outra atividade
Quando você usa o celular enquanto come, assiste a algo ou conversa com alguém, sua atenção é dividida. Porém, não é possível focar completamente em duas coisas ao mesmo tempo, e isso faz com que você não aproveite nenhuma delas.
Por exemplo, comer enquanto olha o celular pode atrapalhar a digestão e a percepção da saciedade, enquanto conversar com alguém e olhar para a tela pode passar a impressão de desinteresse e até fazer você perder algo importante da conversa.
Confira também:
- O que é efeito bolha? Fenômeno é comum em redes sociais
- Como encarar a nomofobia e reduzir dependência do celular
- Sobrecarga mental: o que acontece quando o cérebro é levado ao limite
VÍDEO: O que MUDOU nos localizadores e rastreadores Android com o “novo” Google Find Hub
Leia a matéria no Canaltech.
O que achou dessa notícia? Deixe um comentário abaixo e/ou compartilhe em suas redes sociais. Assim conseguiremos informar mais pessoas sobre as curiosidades do mundo!
Esta notícia foi originalmente publicada em:
Fonte original