Dependência digital: entenda os sinais de alerta do uso excessivo do celular
Você começa o dia com o alarme, acompanha as notícias, responde mensagens, manda e-mails, checa as redes sociais, ri de um meme, compartilha com seus amigos, e por aí vai… quando viu, parte da sua rotina teve a companhia dele: o celular. O excesso de telas e o uso abusivo da tecnologia é uma preocupação crescente para a saúde mental.
- Como encarar a nomofobia e reduzir dependência do celular
- ‘Detox’ digital: 6 dicas para usar menos o celular no dia a dia
Os brasileiros passam, em média, 5,02 horas por dia usando o celular, de acordo com uma pesquisa lançada em 2024 da Data.AI, comportamento que nos coloca no top 5 dos países com mais tempo de tela diária.
Quando o uso do celular deixa de ser saudável
Os sinais da dependência digital, segundo a psicóloga Luisa Sabino Cunha, se manifestam em comportamentos do dia a dia e tem relação até mesmo com a base do campo psíquico da pessoa, como sintomas de ansiedade, depressão ou compulsão.
–
Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.
–
Em entrevista ao Podcast Canaltech, a psicóloga explicou que essas condições dentro de um ambiente digital, como jogos, redes sociais e compras online, costumam se agravar e muita gente não se dá conta.
“Toda a patologia psíquica ela vai levar, dependendo do grau de gravidade, a um lugar de inconsciência sobre os processos. As adicções são muito mais específicas na questão. Mas alguma parcela dessas pessoas, trazem consigo uma vulnerabilidade, uma susceptibilidade no seu movimento de vida quando encontram isso”, pontuou.
A presença excessiva tecnológica também é reflexo da dinâmica de “captura de atenção”. Segundo a especialista, a própria função dos algoritmos e até a falta de transparência sobre os dados reforçam um comportamento cada vez mais isolado quando o uso intensivo da tecnologia se torna um problema de saúde.
Os sinais de alerta se manifestam em tais comportamentos:
- Preferência pelas atividades digitais;
- Apenas optar por se socializar digitalmente;
- Passar tempo e vida no ambiente virtual a ponto de ter prejuízos no sono, na alimentação e na atenção.
Além disso, a ansiedade por ficar longe dos aparelhos também pode sinalizar a nomofobia. Essa condição traz sinais mais claros e preocupantes de dependência como taquicardia, sudorese, sensação de desespero e angústia. “Quando a gente fala da gravidade, do patológico, é porque a pessoa perde o controle. Ela não quer mais ficar [no celular], mas ela não consegue”, explica Sabino.
Ao Podcast Canaltech, a psicóloga dá detalhes sobre como buscar ajuda e dá dicas de como manter uma relação saudável com a tecnologia. Ouça na íntegra!
Leia também:
- Smartphone vicia? Conheça o impacto que o aparelho causa no seu cérebro
- Sharenting: o que é e por que você deveria se preocupar
- O que é efeito bolha? Fenômeno é comum em redes sociais
Leia a matéria no Canaltech.
O que achou dessa notícia? Deixe um comentário abaixo e/ou compartilhe em suas redes sociais. Assim conseguiremos informar mais pessoas sobre as curiosidades do mundo!
Esta notícia foi originalmente publicada em:
Fonte original

