Demanda por mais velocidade faz produção de memórias DDR6 acelerar
A geração de memória DDR5 ainda se esforça para virar o único padrão e compete com o custo-benefício das plataformas baseadas em memória RAM DDR4. Enquanto isso, fabricantes já trabalham na próxima geração DDR6, que ainda deve demorar a chegar. Segundo o CTEE, gigantes como Samsung, Micron e SK hynix começaram a acelerar a produção para atender a uma demanda atual.
- Será que está na hora de migrar para um setup com DDR5?
- DDR3 vs DDR4 vs DDR5: O guia definitivo da memória RAM para seu PC
Segundo o site chinês, a alta demanda por mais largura de banda para IA, além de computação de alta performance (HPC) e data centers, têm feito com que essas fabricantes já comecem a se movimentar em direção à produção em massa. Mesmo assim, não teremos novidades antes de 2027, quando as memórias DDR6 devem começar a chegar.
Primeiros testes com DDR6 podem começar em 2026
No momento, Samsung, Micron e SK hynix estão na etapa de verificação técnica e planejamento para os chips DDR6, controladores de memórias e o empacotamento desses chips. O estágio de testes está previsto para algum momento de 2026. A JEDEC já havia divulgado as especificações finais da tecnologia em 2024, com LPDDR6 revelada recentemente.
–
Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.
–

Com a nova tecnologia, a frequência base começa em incríveis 8.800 MT/s (ou MHz), velocidade altíssima para o padrão DDR5 em módulos premium. Mas não para por aí, já que a velocidade pode chegar a até 17.600 MT/s. Em geral, o ganho de performance sobre a atual geração pode ser de até 3x, dependendo da velocidade. Todo esse ganho resulta em um aumento de largura de banda substancial.
As memórias DDR5 começaram a chegar no final de 2021, em um momento em que os preços eram severamente afetados pela pandemia. Por isso, a popularização demorou a acontecer. A grande presença de módulos DDR4 em todo mundo é uma prova disso, e mesmo com a alta nos preços recentes, que ainda não chegou ao consumidor final, tem tido a preferência de muitos usuários, principalmente por conta de plataformas AMD e Intel que usam essa tecnologia e que estão à venda.
Veja mais do CTUP:
- Como escolher a melhor memória RAM para o seu computador?
- Como descobrir o tamanho, tipo e a frequência da memória RAM do PC?
- Como saber se a memória RAM é compatível com a placa-mãe e com o processador?
Leia a matéria no Canaltech.
O que achou dessa notícia? Deixe um comentário abaixo e/ou compartilhe em suas redes sociais. Assim conseguiremos informar mais pessoas sobre as curiosidades do mundo!
Esta notícia foi originalmente publicada em:
Fonte original