Aqui você encontra as informações mais interessantes e surpreendentes do mundo

Aqui você encontra as informações mais interessantes e surpreendentes do mundo

Curiosidades

Curupira | Lenda do folclore brasileiro guardião da floresta é mascote da COP30

A organização da 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas – a COP30 – divulgou na terça-feira (1º) o personagem escolhida como mascote: o Curupira

A lenda do folclore brasileiro, quase sempre descrita como um menino baixinho, com os cabelos vermelhos como fogo e os pés virados para trás para enganar quem o persegue, atua como guardião das florestas e agora também faz parte da identidade visual do evento sobre o clima, que acontece em Belém, no Pará, entre os dias 10 e 21 de novembro.

Para a organização da COP30, a escolha do curupira “reflete o compromisso da presidência brasileira em solidificar ações de redução das emissões dos gases que provocam o aquecimento da Terra”. Em carta à comunidade internacional, o presidente da COP 30, André Corrêa do Lago, defende que as florestas serão um “tópico central” nas discussões. 


Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.

“Quando nos reunirmos na Amazônia brasileira em novembro, devemos ouvir atentamente a ciência mais avançada e reavaliar o papel extraordinário já desempenhado pelas florestas e pelas pessoas que as preservam e delas dependem. 

As florestas podem nos fazer ganhar tempo na ação climática durante uma janela de oportunidade que se está fechando rapidamente”, afirmou o embaixador.  

Quem é o curupira?

O nome Curupira vem da língua indígena tupi-guarani, em que “curumim” significa menino e “pira” corpo.

O personagem é muito presente na tradição amazônica e associado à proteção das matas e dos animais, especialmente contra a caça indevida. Os pés virados ao contrário são uma artimanha usada para confundir aqueles que tentam seguir seus passos.  

A primeira referência ao Curupira na história brasileira teria sido feita pelo padre José de Anchieta, em 1560, em uma carta feita em São Vicente, no litoral da cidade de São Paulo. 

O jesuíta, que veio ao Brasil introduzir o catolicismo na cultura indígena, escrevia poesias e peças de teatro. Em um desses textos, Anchieta descreveu que os indígenas temiam muito essa figura folclórica dos cabelos de fogo e faziam oferendas para não serem atacados. 

O que é a COP30?

A COP30 é a 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (também conhecida como Conferência das Partes), um encontro global anual onde líderes mundiais, cientistas, organizações não governamentais e representantes da sociedade civil que discutem o combate às mudanças do clima e um dos principais eventos do tema no mundo.

Seis temas se destacam:

1. Redução de emissões de gases de efeito estufa

2. Adaptação às mudanças climáticas; 

3. Financiamento climático para países em desenvolvimento; 

4. Tecnologias de energia renovável e soluções de baixo carbono; 

5. Preservação de florestas e biodiversidade; 

6. Justiça climática e os impactos sociais das mudanças climáticas.

Leia também:

Impacto humano | Turismo e mudança climática estão transformando Monte Everest

Brasil perde 94% dos jumentos e espécie pode entrar em extinção até 2030

Mais de 500 espécies de aves vão entrar em risco de extinção dentro de 100 anos

VÍDEO: MULHERES NOTÁVEIS DA CIÊNCIA #Shorts

Leia a matéria no Canaltech.

O que achou dessa notícia? Deixe um comentário abaixo e/ou compartilhe em suas redes sociais. Assim conseguiremos informar mais pessoas sobre as curiosidades do mundo!

Esta notícia foi originalmente publicada em:
Fonte original

augustopjulio

Sou Augusto de Paula Júlio, idealizador do Tenis Portal e do Curiosidades Online, tenista nas horas vagas, escritor amador e empreendedor digital. Mais informações em: https://www.augustojulio.com.