CPUs AMD Krackan Point podem estar a caminho dos PCs de mesa com iGPU RDNA 3.5
Lançado no começo de 2024, o Ryzen 7 8700G ainda é a melhor APU para PC de mesa disponível no mercado. Existem especulações sobre uma nova geração, usando a nomenclatura Ryzen 9000G, e um novo vazamento dá força a essa informação não-oficial. Uma nova atualização de BIOS da AMD aponta para a existência de um micro-código desses processadores.
-
Quando vale a pena comprar um processador AMD Ryzen 5?
- Quando vale a pena comprar um processador AMD Ryzen 7?
O código em questão é o “00B60Fx, que corresponde aos processadores Krackan Point, so Ryzen AI 300, que contam com gráficos RDNA 3.5, o refinamento da arquitetura gráfica presente nos Ryzen 8000G e nas placas de vídeo Radeon RX 7000.
Nova BIOS dá força aos rumores anteriores sobre Ryzen 9000G
Isso pode não significar muita coisa, mas como essa informação vem depois de rumores sobre processadores Ryzen 9000G, ou qualquer que seja a nomenclatura para a nova geração de APUs desktop, vale ficar de olho no desenrolar da história.
–
Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.
–
AM5 Krackan Point APU Coming soon?
The new AGESA 1207 adds KRK/KRK2 CPU microcode.https://t.co/fFx4Lg2QhF pic.twitter.com/9uI23qDEBw
— HXL (@9550pro) October 20, 2025
Caso a série Krackan Point chegue aos PCs de mesa, os usuários terão o que existe de melhor em gráficos integrados com a arquitetura RDNA 3.5. A maior implementação tem o nome de Radeon 890M e equipa o Ryzen AI 9 HX 370, SKU topo de linha desse lineup. Essa iGPU tem a capacidade gráfica de uma GPU dedicada de entrada de notebook, chegando próximo da RTX 3050. Além disso, os núcleos são Zen 5, a atual arquitetura da AMD, que logo deve dar espaço ao sucessor.
Apesar dos Ryzen AI 300, e até mesmo os Intel Core Ultra 200 mobile, oferecerem ótimo desempenho em games graças a sua iGPU avançada, eles ainda não chegam no nível de desempenho de um Ryzen 7 8700G, que ainda usa arquiteturas passadas. Isso acontece porque uma CPU desktop consegue proporcionar maior tamanho dos dies e maior limite de energia.
Ou seja, o possível Ryzen 9000G topo de linha tem potencial de entregar desempenho superior às GPUs dedicadas de entrada para notebooks, marcando uma nova era de gráficos de baixo nível que dispensa a necessidade de placas de vídeo mais simples.
Veja mais do CTUP:
-
AMD não vai mais enviar seus melhores coolers stock para CPUs Ryzen
- AMD diz que CPUs Ryzen 9000X3D entregam 1000 FPS em jogos competitivos
- Ryzen 5 9500F: AMD revela especificações e data de lançamento da nova CPU
Leia a matéria no Canaltech.
O que achou dessa notícia? Deixe um comentário abaixo e/ou compartilhe em suas redes sociais. Assim conseguiremos informar mais pessoas sobre as curiosidades do mundo!
Esta notícia foi originalmente publicada em:
Fonte original