Coreia do Sul também quer construir uma base lunar até 2045; conheça o projeto
A Administração Aeroespacial da Coreia do Sul (KASA) revelou, na última quinta-feira (17), um novo roteiro de exploração espacial de longo prazo, que inclui a construção de uma base lunar até 2045. Os planos foram apresentados durante uma audiência na Fundação Nacional de Pesquisa da Coreia, na cidade de Daejeon.
- Qual a viabilidade real de construirmos uma base fixa na Lua?
- Como cientistas planejam construir uma base na Lua
- Corrida espacial: qual país vai construir uma base lunar primeiro?
A KASA pretende desenvolver tecnologias próprias de pouso e mobilidade, além de utilizar recursos lunares e construir infraestrutura capaz de sustentar atividades econômicas na superfície da Lua.
De acordo com o The Korea Times, a previsão é de que o módulo lunar de última geração seja construído até 2040, com a base econômica no satélite natural da Terra sendo instalada cinco anos depois.
–
Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.
–
O plano espacial da agência sul-coreana inclui ainda a exploração da órbita terrestre baixa e de ambientes de microgravidade, da heliosfera — com sondas para monitorar as atividades solares — e do espaço profundo.
Também está previsto o lançamento de uma missão em 2035 para posicionar um satélite no ponto de Lagrange L4, uma região onde as forças gravitacionais do Sol e da Terra estão em equilíbrio.
Países com planos para bases lunares

Os projetos para construir uma base na Lua também estão nos planos de outras nações. Os Estados Unidos, por exemplo, apostam nos próximos passos do programa Artemis, que visa instalar a Plataforma Orbital Lunar Gateway — apesar do cenário de incertezas com o orçamento de 2026 proposto pelo governo Trump.
Já China e Rússia trabalham em conjunto no desenvolvimento e instalação da Estação Internacional de Pesquisa Lunar (ILRS, na sigla em inglês). A construção está prevista para ocorrer em duas fases: a primeira até 2035, e a segunda até 2045.
Com o objetivo de avançar em seus planos de exploração lunar, a Índia também sinalizou a intenção de construir uma base no satélite natural da Terra. As estimativas iniciais apontam para a conclusão da instalação até 2047.
Leia também:
- Satélite promete fornecer energia solar às futuras bases na Lua
- China quer criar usina de energia solar de alta eficiência no espaço
VÍDEO | COMO TIRAR FOTO DA LUA COM SEU CELULAR?
Leia a matéria no Canaltech.
O que achou dessa notícia? Deixe um comentário abaixo e/ou compartilhe em suas redes sociais. Assim conseguiremos informar mais pessoas sobre as curiosidades do mundo!
Esta notícia foi originalmente publicada em:
Fonte original