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Curiosidades

Consumo de energia de carros elétricos cresce 2.000% no Brasil e acende alerta

Pela primeira vez em sua história, o Balanço Energético Nacional (BEN) considerou o consumo de eletricidade de veículos no transporte rodoviário. O levantamento, realizado pela Empresa de Pesquisa Energética (EPE) em parceria com o Ministério de Minas e Energia (MME), foi divulgado nesta semana.

Para analisar a participação do setor automotivo no balanço de consumo de energia, as instituições precisaram considerar todos os dados entre 2020 e 2024 — período em que o mercado brasileiro de veículos eletrificados passou por uma transformação significativa.

Em 2020, o número de veículos elétricos a bateria (BEVs) no Brasil era de apenas 1,9 mil unidades. Já em 2024, esse total chegou a 215 mil. Esses foram os números utilizados pelas instituições para o levantamento.


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No entanto, segundo dados mais recentes da Associação Brasileira do Veículo Elétrico (ABVE), atualmente há 318.588 veículos eletrificados em circulação no país, somando modelos híbridos plug-in (PHEVs) e elétricos (BEVs).

Dolphin Mini
BYD Dolphin Mini é o carro elétrico mais vendido do Brasil (BYD/Divulgação)

Aumento no consumo de energia

Com o crescimento da frota de veículos recarregáveis no Brasil, também houve um aumento expressivo no consumo de eletricidade por parte desse setor.

O consumo de energia elétrica no transporte rodoviário passou de 14 GWh em 2020 para 309 GWh em 2024, um salto de aproximadamente 2.000%.

Em um primeiro momento, o número pode parecer elevado — especialmente considerando que o país ainda enfrenta desafios relacionados à infraestrutura de recarga e ao fornecimento de energia. Porém, quando comparado ao total de 687.692 GWh produzidos em 2024, o consumo dos veículos elétricos representa apenas 0,05% da produção nacional.

Ou seja, apesar do crescimento acelerado do setor de eletrificados, o impacto na demanda energética do país ainda é mínimo. A infraestrutura de recarga, por outro lado, embora tenha evoluído nos últimos quatro ou cinco anos, ainda está longe do ideal para acompanhar o ritmo de expansão do mercado.

Itaipu
Usina de Itaipu sozinha gerou 67.088 GWh em 2024 (Itaipu Binacional / Reprodução)

Elétricos e híbridos plug-in são os que mais crescem no Brasil

No momento, o consumo de energia elétrica do setor automotivo ainda não é um problema — mas pode se tornar um desafio no futuro, já que a expectativa é de crescimento contínuo das vendas de veículos eletrificados nos próximos anos.

Segundo o estudo E-Mobility Scenarios 2030, realizado pela Bright Consulting, o Brasil deve alcançar 1,4 milhão de veículos totalmente elétricos (BEVs) até 2030.

Atualmente, o país conta com cerca de 140 mil unidades desse tipo em circulação. Ou seja, será necessário multiplicar por dez o número atual para atingir essa projeção.

Além disso, junto com os modelos elétricos, os híbridos plug-in (PHEVs) também estão entre os segmentos que mais crescem nas vendas de carros novos no país. Em agosto, por exemplo, o Brasil registrou 20.222 emplacamentos de veículos eletrificados, sendo 77,5% deles PHEVs e BEVs

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augustopjulio

Sou Augusto de Paula Júlio, idealizador do Tenis Portal, Tech Next Portal e do Curiosidades Online, tenista nas horas vagas, escritor amador e empreendedor digital. Mais informações em: https://www.augustojulio.com.