Aqui você encontra as informações mais interessantes e surpreendentes do mundo

Aqui você encontra as informações mais interessantes e surpreendentes do mundo

Curiosidades

Como oito bebês nasceram de uma fertilização in vitro com o DNA de três pessoas

O Reino Unido anunciou o nascimento de oito bebês saudáveis a partir de uma técnica inovadora de fertilização in vitro (FIV) que utiliza o DNA de três pessoas: pai, mãe e uma doadora. A meta? Evitar a transmissão de doenças genéticas mitocondriais, que podem ser fatais. Os quatro meninos e as quatro meninas, incluindo um par de gêmeos idênticos, nasceram de sete mulheres e não apresentam sinais das doenças mitocondriais que corriam o risco de herdar. 

As mitocôndrias são estruturas celulares responsáveis por gerar energia para o funcionamento do corpo. Elas possuem um pequeno conjunto de 37 genes, herdados exclusivamente da mãe. Quando há mutações nesses genes, os efeitos podem ser graves, incluindo problemas neurológicos, cardíacos e musculares, muitos dos quais aparecem ainda na infância. Estima-se que 1 em cada 5.000 recém-nascidos seja afetado.

Como funciona a FIV com DNA de três pessoas?

A técnica usada é conhecida como tratamento de doação mitocondrial (MDT, na sigla em inglês). O processo é complexo:


Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.

  • O óvulo da mãe é fertilizado com o espermatozoide do pai.
  • O material genético nuclear (cromossomos) desse embrião é transferido para um óvulo doado, que teve o seu núcleo removido, mas mantém as mitocôndrias saudáveis.
  • O embrião resultante carrega o DNA nuclear dos pais e as mitocôndrias da doadora, o que impede a transmissão de doenças.
  • A fertilização é então implantada no útero da mãe, dando início à gravidez com risco reduzido de doenças mitocondriais.

Desde que o Reino Unido legalizou a técnica em 2015, os médicos da Universidade de Newcastle, pioneiros na área, aguardavam os primeiros resultados. E eles vieram, pois esses quatro meninos e quatro meninas nasceram saudáveis, inclusive um par de gêmeos idênticos. Uma gestação adicional ainda está em andamento.

Os oito bebês nasceram de uma fertilização in vitro com o DNA de três pessoas (Imagem: kjpargeter/Freepik)

Os especialistas envolvidos, como os professores Doug Turnbull e Mary Herbert, comemoram os resultados, após mais de duas décadas de pesquisas. Todos os bebês estão livres dos sintomas das doenças mitocondriais, com apenas pequenos problemas de saúde tratados com sucesso. Testes genéticos confirmaram que a quantidade de mitocôndrias defeituosas nos bebês é baixa ou inexistente.

Efeitos futuros e próximos passos

A técnica ainda pode ser aprimorada. Pequenas quantidades de mitocôndrias da mãe ainda são transferidas durante o procedimento, embora em níveis considerados seguros. A eficácia da fertilização in vitro com doação mitocondrial também varia: 36% das mulheres engravidaram com MDT, enquanto 41% tiveram sucesso com outro método chamado teste genético pré-implantacional (PGT). Segundo o Dr. Bobby McFarland, diretor do serviço especializado do NHS, todas as crianças estã se desenvolvendo normalmente.

Leia também:

VÍDEO | Dicas de uso de celular para crianças

Leia a matéria no Canaltech.

O que achou dessa notícia? Deixe um comentário abaixo e/ou compartilhe em suas redes sociais. Assim conseguiremos informar mais pessoas sobre as curiosidades do mundo!

Esta notícia foi originalmente publicada em:
Fonte original

augustopjulio

Sou Augusto de Paula Júlio, idealizador do Tenis Portal e do Curiosidades Online, tenista nas horas vagas, escritor amador e empreendedor digital. Mais informações em: https://www.augustojulio.com.