Aqui você encontra as informações mais interessantes e surpreendentes do mundo

Aqui você encontra as informações mais interessantes e surpreendentes do mundo

Curiosidades

Como não esquecer de (quase) nada

Quem nunca teve dificuldade de lembrar datas, decorar discursos ou aprender uma matéria na noite anterior da prova? Se você se identificou, separamos cinco dicas para turbinar sua memória.

  • Imagem e ação
<span class=”hidden”>–</span>Kézia Mausolf/Superinteressante

Relacione a informação a algo mais memorável. Vale usar rimas ou inventar histórias. E pode abusar da criatividade: para lembrar dos nomes das suas vizinhas Márcia e Leila, imagine marcianos (Márcia) participando de um leilão (Leila) – uma cena bem mais fácil de ficar grudada na mente. Quanto mais absurdo, melhor.

  • Iniciais
Continua após a publicidade

Ilustração, em fundo azul, de uma mulher carregando uma bandeja com uma tigela de sopa, cachos de uva e duas bolotas de carvalho.
<span class=”hidden”>–</span>Kézia Mausolf/Superinteressante

Para memorizar sequências,  associe as iniciais de cada item a uma palavra ou frase com contexto. A ordem dos planetas do Sistema Solar (Mercúrio, Vênus, Terra, Marte, Júpiter, Saturno, Urano e Netuno) pode ser associada à frase “Minha Velha Traga Meu Jantar: Sopa, Uva e Nozes”. Dessa forma, dá para memorizar até as casas decimais do pi.

  • Palácio da memória
Continua após a publicidade

Ilustração, em fundo azul, de uma garota saindo de um labirinto de plantas. Ela veste um short azul e uma camiseta vermelha com um ponto de interrogação amarelo.
<span class=”hidden”>–</span>Kézia Mausolf/Superinteressante

Bom para decorar discursos. Você deve pensar em um ambiente – como a rua da sua casa – e associar cada parte do lugar com o que precisa ser lembrado: no passeio mental, a primeira casa faz referência a uma memória, o boteco da esquina à outra, e assim por diante. Experimente usar a técnica para repassar os tópicos de uma apresentação.

  • Faça você mesmo
Continua após a publicidade

Ilustração, em fundo azul, de um peixe prateado em cima dos números dois e três.
<span class=”hidden”>–</span>Kézia Mausolf/Superinteressante

Esse é o método mais avançado da lista. Nele, você deve criar um sistema próprio, associando números a palavras fáceis de lembrar – usando rimas, por exemplo. Um pode ser atum; dois vira arroz; e três é xadrez. Use isso para visualizações. Se quiser lembrar que a China é o terceiro país mais extenso do mundo, imagine o Xi Jinping jogando xadrez.

     

    Memória de elefante

    • O sono é quando o cérebro consolida memórias recentes e frágeis no HD de longo prazo. As noites maldormidas prejudicam a concentração e a memorização.
    • Quebre informações longas em trechos menores, como fazemos com o número do CPF. A mochila do trabalho fica assim: escova e pasta; agenda e caneta; marmita e fruta.
    • Anote no papel. Escrever à mão é mais eficiente para a memorização.  Traçar as letras estimula mais regiões no cérebro, o que ajuda a fixar a informação.
    • Escolha bem aquilo que você quer memorizar. Nosso cérebro não é feito para lembrar de tudo. Nem precisa: dê atenção às informações que você quer guardar na memória.
    Publicidade

    O que achou dessa notícia? Deixe um comentário abaixo e/ou compartilhe em suas redes sociais. Assim conseguiremos informar mais pessoas sobre as curiosidades do mundo!

    Esta notícia foi originalmente publicada em:
    Fonte original

    augustopjulio

    Sou Augusto de Paula Júlio, idealizador do Tenis Portal, Tech Next Portal e do Curiosidades Online, tenista nas horas vagas, escritor amador e empreendedor digital. Mais informações em: https://www.augustojulio.com.