Como identificar vazamentos no carro pela cor do fluído
Vazamentos de líquidos do carro (quase) sempre indicam algum problema. Ele normalmente é notado após deixar manchas no chão da garagem, da rua ou de qualquer outro lugar em que o veículo estivesse estacionado.
- Risco à segurança? Recurso amado em carros elétricos está com dias contados
- Novo projeto que regulamenta veículos autônomos no Brasil avança
Mas, é claro, não é necessário se desesperar nestes momentos, porque pode ser algo muito simples de se resolver.
O que é realmente importante é saber identificar o que pode ter acontecido, mas isso só é possível se você souber qual líquido está vazando, já que há uma variedade presente no sistema de lubrificação de um motor a combustão, como:
–
Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.
–
- Fluido de freio
- Fluido de transmissão
- Óleo lubrificante
- Aditivo do radiador
- Combustível
Mas você sabe como se parece cada um desses tipos de líquidos? CT Auto separou uma lista com os principais fluidos do carro e suas aparências, para você conseguir identificar de forma rápida o problema.
Óleo do motor
Vazamento de óleo do motor é um dos problemas mais comuns, principalmente, em carros mais antigos.
As manchas no solo ficam localizadas normalmente logo abaixo do motor e a coloração pode variar entre um marrom claro até um preto bem escuro, dependendo do tempo de uso do lubrificante.

Este é o tipo de vazamento que deve ser resolvido de forma rápida, porque se o motor trabalhar sem nenhum lubrificante, ele irá se desgastar de forma acelerada, causando graves problemas ao sistema.
Fluido de transmissão
Para o funcionamento da transmissão, é necessário um fluido para lubrificar o sistema, mas muitos nem sabem da existência dele.
Quando há um vazamento, a poça se forma, normalmente, no meio do carro. O líquido tem uma textura oleosa e pode ser identificado por seu tom avermelhado. Até um pouco semelhante ao óleo do motor.

Fluido de direção hidráulica
A mancha costuma aparecer na parte da frente, bem próximo a caixa de direção. Sua aparência pode ser vermelha ou até rosada.
Fluido de freio
Diferente dos outros líquidos, o fluido de freio normalmente é encontrado próximo às rodas do carro, logo abaixo do cilindro mestre, na parte traseira do motor.
É o tipo de vazamento que necessita de atenção imediata, pois compromete o funcionamento dos freios do carro. Sua coloração pode ser transparente, amarelada ou marrom escura.
Líquido de arrefecimento
Neste caso, a coloração pode variar de acordo com a composição química e fabricante. As cores variam entre verde, amarelo, laranja, rosa, azul ou roxo.

As manchas podem aparecer debaixo do radiador ou nas mangueiras, mas sempre na parte frontal do veículo.
Gasolina
Gasolina, etanol ou diesel, independente do tipo de combustível que seu carro utilize, os vazamentos são encontrados próximo ao tanque.

As cores podem variar, sendo mais amareladas e até transparentes. Em alguns casos, o etanol pode estar com aparência turva e avermelhada.
Leia também:
- Jeep joga preços do Compass no chão com descontos de até R$ 50 mil
-
Quanto custaria um Maverick antigo hoje, com a inflação?
Vídeo: Tesla do Século Passado: Os Táxis Elétricos de Nova York e Londres em 1897
Leia a matéria no Canaltech.
O que achou dessa notícia? Deixe um comentário abaixo e/ou compartilhe em suas redes sociais. Assim conseguiremos informar mais pessoas sobre as curiosidades do mundo!
Esta notícia foi originalmente publicada em:
Fonte original