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Curiosidades

Como identificar se o carro tem problemas na suspensão

A suspensão do carro é a responsável por garantir conforto, estabilidade e segurança durante a condução. Porém, com o passar do tempo ou em decorrência de impactos, seus componentes podem apresentar desgaste ou falhas que comprometem o desempenho do veículo..

Alguns sinais podem passar despercebidos no dia a dia, mas exigem atenção imediata para evitar prejuízos maiores e acidentes.

A seguir, listamos os 9 sinais mais comuns de que o sistema de suspensão pode estar comprometido, explicando como identificá-los e por que é importante procurar um mecânico de confiança caso note algum deles.


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9. Direção instável

Se a direção do veículo parece leve demais, com dificuldade de manter o carro em linha reta ou com vibrações incomuns no volante, pode haver desgaste nos amortecedores ou em componentes que afetam diretamente o alinhamento. Às vezes, isso pode ser resolvido com um alinhamento e balanceamento. 

Pequenos solavancos também costumam ser sentidos com mais intensidade, prejudicando a dirigibilidade e a estabilidade.

8. Molas danificadas

As molas são peças silenciosas, mas quando apresentam problemas, os efeitos são muito perceptíveis. Um dos principais sinais é a perda de altura do carro, mas ferrugem, trincas ou elos batendo também denunciam desgaste.

Molas quebradas podem danificar pneus e comprometer toda a suspensão, além de influenciar diretamente no alinhamento e no comportamento dinâmico do carro.

Mola de suspensão
É necessário sempre ficar de olho nas molas da suspensão do seu carro (Internet/Reprodução)

7. Ruídos ao rodar

Barulhos metálicos na suspensão, especialmente ao passar por buracos ou lombadas, geralmente estão ligados a folgas em bieletas, pivôs, buchas ou coxins. Amortecedores, por serem hidráulicos, normalmente não emitem sons.

Portanto, qualquer barulho vindo das rodas ou da parte inferior do carro é um sinal claro de que algo não vai bem com o sistema de suspensão e é sempre bom ir a um mecânico de confiança para sanar o problema. 

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6. Pneus com desgaste irregular

Mesmo os pneus mais caros e de marcas reconhecidas sofrem desgaste acelerado quando o sistema de suspensão está comprometido. Desalinhamento e amortecedores ineficientes afetam a aderência ao solo, provocam consumo excessivo de combustível e tornam a direção mais imprecisa.

A verificação constante do estado dos pneus é uma forma prática de detectar esses problemas. Além disso, é sempre bom ficar atento com a pressão do pneu. Rodar com ele murcho também pode gerar um desgaste repentino.

Pneu sendo calibrado
Se o pneu está calibrado e há marcas de desgaste, é provável que a suspensão esteja comprometida (Freepik/Divulgação)

5. Vazamento no amortecedor

Quando há presença de óleo no corpo do amortecedor, é sinal de que ocorreu vazamento. Esse defeito prejudica a capacidade de absorver impactos e reduz drasticamente a eficiência da suspensão. O ideal é levar o carro à oficina o quanto antes, já que um amortecedor com perda de fluido tende a falhar por completo rapidamente.

4. Componentes comprometidos

O desgaste de itens como bieletas, bandejas, buchas, coxins ou pivôs pode gerar uma série de sintomas: ruídos, vibrações, perda de estabilidade e desgaste dos pneus.

Cada uma dessas peças cumpre uma função importante no sistema, e sua verificação deve ser feita periodicamente — especialmente a cada 10 mil km (revisões) ou em caso de pancadas fortes.

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3. Rodas pulando no asfalto

Se ao passar por irregularidades as rodas do veículo parecem “quicar”, o problema pode estar nos amortecedores. Isso ocorre quando eles perdem a capacidade de manter a roda em contato contínuo com o solo, prejudicando a dirigibilidade e aumentando o risco de perda de controle, especialmente em velocidades mais altas. 

2. Carro instável nas curvas

Se você sente que o carro tende a sair de frente nas curvas, derrapar a traseira ou exige uma correção mais forte no volante, provavelmente algum componente da suspensão não está mais cumprindo sua função.

Em casos assim, é essencial reduzir a velocidade para evitar acidentes e procurar um mecânico para avaliar o conjunto.

Ford Raptor vista de frente
A suspensão da Ford Ranger Raptor, por exemplo, é feita para aguentar todo e qualquer tipo de terreno (Ford/Divulgação)

1. Rachaduras no monobloco

Em veículos que passaram por rebaixamentos ou alterações estruturais, podem surgir rachaduras no monobloco — especialmente perto das torres dos amortecedores.

Essas falhas colocam em risco a estrutura do carro e devem ser tratadas com seriedade. Alterações na altura do carro exigem ajustes em toda a suspensão para não comprometer a segurança.

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Leia a matéria no Canaltech.

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augustopjulio

Sou Augusto de Paula Júlio, idealizador do Tenis Portal e do Curiosidades Online, tenista nas horas vagas, escritor amador e empreendedor digital. Mais informações em: https://www.augustojulio.com.