Como funciona o micro-ondas? Entenda o processo de aquecimento da comida
É bem seguro afirmar que quase todo mundo tem um micro-ondas em casa, não é mesmo? Ainda assim, apesar de ser um eletrodoméstico tão comum e presente no nosso cotidiano, nem todo mundo sabe exatamente como ele funciona.
Como esse aparelho aparentemente simples consegue aquecer alimentos de forma tão rápida e uniforme — muitas vezes sem nem dourar a superfície? A resposta está na ciência por trás das micro-ondas eletromagnéticas. Entenda:
O papel do magnétron e das ondas eletromagnéticas
O processo começa no interior do aparelho, com um componente fundamental chamado magnétron. Esse dispositivo converte energia elétrica em ondas eletromagnéticas de alta frequência. São as famosas micro-ondas, que dão nome ao equipamento.
–
Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.
–
Essas ondas têm um comprimento específico (cerca de 12,24 centímetros) e frequência de aproximadamente 2,45 GHz – uma faixa ideal para interagir com moléculas de água, gordura e certos açúcares presentes nos alimentos.
Quando o micro-ondas é ligado, o magnétron gera essas ondas e as distribui através de um guia até o interior da cavidade do forno. Lá dentro, as ondas ricocheteiam pelas paredes metálicas do compartimento e atravessam os alimentos, fazendo com que as moléculas de água presentes neles comecem a vibrar rapidamente.

Essa vibração gera atrito molecular e é esse atrito que produz calor. Em outras palavras, o micro-ondas não aquece os alimentos de fora para dentro, como um forno tradicional faria – mas sim diretamente de suas moléculas internas, desde que sejam suscetíveis à ação das micro-ondas, como ocorre com a água.
Por isso, alimentos com alto teor de umidade aquecem mais rapidamente do que itens secos. Isso também explica porque pratos com diferentes densidades e composições podem esquentar de forma desigual, o que às vezes exige pausas e misturas durante o processo.
Limitações, segurança e vantagens
Outra característica interessante do micro-ondas é que ele não doura ou gratina os alimentos.
Como não há calor externo incidindo diretamente sobre a superfície, não ocorre a chamada “reação de Maillard”, que é responsável pela crosta e pelo sabor característico de alimentos assados ou fritos.

Vale ressaltar que recipientes metálicos não devem ser colocados dentro do micro-ondas, pois o metal reflete as ondas e pode causar faíscas, danificando o aparelho e podendo causar acidentes.
O ideal é usar potes de vidro ou cerâmica, sempre com cuidado para evitar o superaquecimento e a liberação de substâncias tóxicas de certos materiais, como acontece com o plástico.
Leia mais no Canaltech:
- Realme prepara celular com bateria de 7.000 mAh; lançamento será neste mês
- Novo celular da Honor tem bateria imensa: 8.300 mAh de silício-carbono
- E agora, Zuckerberg? Dona do TikTok trabalha em óculos de realidade mista
Frigobar Brastemp Retrô: design do passado e preço do futuro
Leia a matéria no Canaltech.
O que achou dessa notícia? Deixe um comentário abaixo e/ou compartilhe em suas redes sociais. Assim conseguiremos informar mais pessoas sobre as curiosidades do mundo!
Esta notícia foi originalmente publicada em:
Fonte original