Como funciona o Jornada do Estudante, app com serviços para universitários
O app Jornada do Estudante, criado pelo MEC, junta num só lugar os principais serviços e informações para universitários, alunos do ensino técnico e quem recebe o Programa Pé-de-Meia. Com login pelo Gov.br, dá para acessar histórico escolar, tirar a carteirinha digital de estudante e acompanhar benefícios direto no celular.
- Cursos EAD | 6 coisas que você precisa saber sobre aulas, provas e docentes
- Enem dos concursos de 2025 vem aí: 5 jeitos para usar IA nos estudos
No começo, o app era focado só nos estudantes do ensino superior, mas o MEC está trabalhando para liberar novas funções e conectar mais instituições. Em breve, o aplicativo deve atender também alunos do ensino médio e básico.
A seguir, confira:
–
Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.
–
- O que é o Jornada do Estudante?
- Quais são os serviços que o app oferece?
- Como acessar o app Jornada do Estudante?
- Quem pode usar o Jornada do Estudante?
- Quais são as integrações previstas no app?
- Por que meus dados acadêmicos não aparecem no app?
- Como saber se a instituição de ensino já está integrada?
O que é o Jornada do Estudante?
O Jornada do Estudante é o aplicativo, lançado pelo Ministério da Educação (MEC), para centralizar os registros acadêmicos do estudante e documentos digitais da trajetória escolar em um só lugar, desde os anos iniciais até o ensino superior.
Entretanto, a maioria das funcionalidades são voltadas para o ensino superior, técnico e participantes do Programa Pé-de-Meia.
A proposta do app é ser um canal direto de comunicação entre o MEC e o aluno para divulgação de notícias, avisos e informações oficiais sobre educação.
Quais são os serviços que o app oferece?
O app oferece várias funcionalidades para facilitar a vida do estudante, como:
- Emissão gratuita da carteira digital de estudante, que é válida como documento oficial para meia-entrada;
- Consulta ao histórico de participação no Enem, Sisu, Prouni e Fies, com acompanhamento de bolsas e financiamentos estudantis;
- Informações sobre o Programa Pé-de-Meia para alunos participantes, como situação no programa, calendário e histórico de pagamentos, e orientações sobre o incentivo financeiro mensal.
- Atualização de dados cadastrais e solicitação de ajustes na instituição de ensino;
- Histórico de informações acadêmicas e documentos relacionados à vida estudantil, como cursos matriculados e disciplinas cursadas, atualizados pelas instituições de ensino;
- Acesso a certificados e diplomas em formato digital, com universidades que firmaram acordo com o MEC.
Como acessar o app Jornada do Estudante?
O aplicativo pode ser baixado gratuitamente nas lojas Google Play (Android) e App Store (iOS). Para entrar, é necessário fazer login com uma conta gov.br. A navegação é dividida em seções temáticas, com acesso rápido a cada programa.
Quem pode usar o Jornada do Estudante?
O app é voltado para estudantes do ensino superior e técnico matriculados em instituições reconhecidas pelo MEC, além de estudantes de escolas públicas cadastrados no Programa Pé-de-Meia.

Em breve, poderá incluir funcionalidades para alunos do ensino médio e básico, com foco em tornar-se um serviço único para todos os estudantes brasileiros.
Quais são as integrações previstas no app?
O Ministério da Educação vem ampliando o app gradualmente, como a recente integração com o Programa Pé-de-Meia. Entre as funcionalidades previstas estão:
- Benefícios de transporte estudantil;
- Informações sobre programas de mobilidade acadêmica e intercâmbio internacional;
- Serviços complementares à vida acadêmica, como oferta de estágios e oportunidades de formação profissional.
Por que meus dados acadêmicos não aparecem no app?
Para que dados estejam visíveis no app, a instituição de ensino precisa aderir ao sistema e repassar essas informações ao MEC.
Quando a instituição ainda não está integrada, o app pode mostrar apenas informações básicas do estudante, como dados cadastrais ou participação em programas como Enem, ProUni e FIES, mas não exibe o histórico acadêmico completo nem gera documentos.
Como saber se sua instituição já está integrada?
Ao entrar no app com login Gov.br, você pode informar o curso finalizado ou em andamento na aba “Jornada”. Se sua universidade ou escola já estiver conectada, os dados aparecem.
Caso contrário, o app informa que não encontrou registros acadêmicos vinculados e que a instituição de ensino ainda não é cadastrada.
Confira também:
- Vai fazer Enem? Saiba como fazer simulado de provas com IA
- 12 apps para ajudar você na hora de estudar
- IA nos estudos: como usar o NotebookLM no celular
VÍDEO: Vai montar o seu próprio PC? CUIDADO!
Leia a matéria no Canaltech.
O que achou dessa notícia? Deixe um comentário abaixo e/ou compartilhe em suas redes sociais. Assim conseguiremos informar mais pessoas sobre as curiosidades do mundo!
Esta notícia foi originalmente publicada em:
Fonte original