Como descobrir se tem um app espião no meu celular? Conheça 5 sinais
O aplicativo espião é difícil de detectar, mas existem alguns sinais de alerta: consumo anormal de bateria e dados de internet, superaquecimento, celular travado e lento e aplicativos suspeitos instalados.
Para evitar que seu aparelho seja infectado, é importante adotar algumas medidas de segurança, como evitar clicar em links ou baixar apps suspeitos, instalar um antivírus e atualizar o sistema operacional do smartphone com frequência.
A seguir, o Canaltech responde:
–
Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.
–
- Como descobrir um aplicativo espião no celular?
- Como remover um aplicativo espião do celular?
- Como proteger o celular de aplicativo espião?
- O que é um aplicativo espião?
- Qual é a diferença entre spywares e stalkerwares?
Como descobrir um aplicativo espião no celular?
Os aplicativos espiões são instalados de forma silenciosa e podem passar despercebidos pelos usuários, entretanto o celular começa a apresentar indícios de que algo está errado:
- Consumo anormal de bateria: como esses apps funcionam em segundo plano, acabam “sugando” a bateria;
- Superaquecimento do aparelho: o aparelho só aquece com uso intenso, assim, caso esteja em repouso e superaqueça, é um ponto de atenção;
- Aplicativos desconhecidos instalados: se você notar algum app estranho com nomes genéricos, como “Serviço” e “Atualizações”, ou que não lembre de ter baixado, vale investigar mais a fundo.
- Uso incomum de dados móveis: os apps espiões transmitem dados em tempo real para o invasor, assim é comum que a internet seja consumida com isso;
-
Smartphone lento: esses apps são pesados e podem drenar o desempenho do celular, por isso atente-se caso ele comece a travar demais.
O celular começa a apresentar sinais quando tem um app espião instalado. (Imagem: Jonas Leupe/Unsplash)
Como remover um aplicativo espião do celular?
Se você desconfia que tem um aplicativo espião no seu telefone, o mais indicado é verificar se há algum programa anormal instalado no celular e usar um antivírus para rastrear possíveis ameaças e removê-las.
Caso não resolva, você pode restaurar as configurações de fábrica do dispositivo. Entretanto, isso vai apagar todos os dados do aparelho.
Cabe ressaltar que, ao remover um aplicativo, é preciso confirmar se não se trata de um recurso do sistema antes de desinstalar para evitar problemas no aparelho.
Como proteger o celular de aplicativo espião?
Existem formas de aumentar a segurança e proteger seu smartphone de invasões:
- Mantenha o sistema operacional atualizado;
- Tenha um bom antivírus instalado;
- Revise as permissões de acesso dos aplicativos com frequência;
- Cuidado com links enviados por e-mail, SMS ou em redes sociais. Nunca clique se não tiver certeza que é confiável.
O que é um aplicativo espião?
Um aplicativo espião é um software malicioso (malware) instalado em um dispositivo para monitorar e coletar informações sobre o usuário sem seu conhecimento ou consentimento.
Ele pode rastrear desde localização GPS e mensagens até ativar a câmera ou o microfone do aparelho remotamente. Pode ser instalado por acesso físico ao dispositivo ou via arquivos infectados, mas vale ressaltar que essa prática é ilegal.
Qual é a diferença entre spywares e stalkerwares?
Existem dois tipos de apps espião: spyware e stalkerware. Em comum, ambos contam com recursos para coletar dados de uso, mas têm propósitos diferentes.
O spyware visa coletar informações sensíveis, como senhas e dados bancários, para obter ganhos financeiros.
Já o stalkerware é usado para perseguir uma pessoa em particular com intuito de controle e assédio.
Confira também:
- Como recuperar uma conta do Facebook invadida ou hackeada
- Rede social invadida: o que fazer e como desconectar acessos
- Teve uma tentativa de login suspeita no seu Instagram? Saiba o que fazer
VÍDEO: CELULAR SEGURO: o que é este app OFICIAL do governo?
Leia a matéria no Canaltech.
O que achou dessa notícia? Deixe um comentário abaixo e/ou compartilhe em suas redes sociais. Assim conseguiremos informar mais pessoas sobre as curiosidades do mundo!
Esta notícia foi originalmente publicada em:
Fonte original