Comer refeições com queijo antes de dormir pode ‘alimentar os seus pesadelos’
Sabe aquela pizza de mussarela que você come à noite antes de dormir? Ela — assim como outros alimentos com laticínios — pode alimentar seus pesadelos. É o que sugerem os resultados de uma pesquisa publicada no dia 30 de junho na revista científica Frontiers in Psychology.
- Qual é o leite mais saudável para consumo humano?
- Estes alimentos de origem animal diminuem o risco de diabetes
- Qual a diferença entre leite e soro de leite?
O grupo de pesquisadores, liderado pelo Dr. Tore Nielsen, da Universidade de Montreal, encontrou evidências de que a intolerância à lactose tem forte associação com pesadelos.
“Essas novas descobertas sugerem que mudar os hábitos alimentares de pessoas com certas sensibilidades alimentares pode aliviar os pesadelos. Elas também ajudam a explicar por que as pessoas frequentemente culpam os laticínios pelos sonhos ruins”, ressaltou Nielsen, em comunicado.
–
Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.
–
Sono e hábitos alimentares
Para investigar as relações entre alimentação e sono, os cientistas contaram com a participação de 1.082 estudantes de psicologia da Universidade Canadense MacEwan. Eles responderam a um questionário online com perguntas sobre hábitos alimentares, qualidade do sono, sonhos e pesadelos.
O método da pesquisa também avaliou se determinados alimentos e o horário das refeições influenciavam a noite de sono — e como essa influência ocorria.
Os resultados mostraram que cerca de um terço dos entrevistados relatou ter pesadelos frequentes, e 40% deles disseram comer pouco antes de dormir. Além disso, 25% dos participantes acreditavam que certos alimentos podiam piorar a qualidade do descanso noturno.
Estabelecendo os culpados
A maioria dos participantes que associou a má qualidade do sono à alimentação apontou doces, alimentos apimentados e laticínios como os principais vilões.
No entanto, quando os pesquisadores compararam os relatos de intolerâncias alimentares com os de pesadelos e de sono de má qualidade, os dados indicaram uma ligação direta entre intolerância à lactose, sintomas gastrointestinais, pesadelos e distúrbios do sono.

Segundo os cientistas, o consumo de laticínios pode provocar desconfortos gastrointestinais em pessoas intolerantes à lactose. Esse desconforto, por sua vez, pode interromper os ciclos de sono e afetar negativamente a qualidade do descanso.
“Pesadelos podem ser muito perturbadores, especialmente se ocorrerem com frequência, pois tendem a despertar as pessoas em um estado disfórico. Eles também podem levar ao comportamento de evitação do sono. Ambos os efeitos podem privar o indivíduo de um sono reparador”, explica o Dr. Tore Nielsen.
Como a pesquisa se baseia em respostas autorrelatadas dos voluntários, ela ainda não permite conclusões generalizadas para toda a população. No entanto, estudos futuros com grupos mais diversos — incluindo diferentes faixas etárias, estilos de vida e padrões alimentares — podem oferecer resultados mais abrangentes.
Leia mais:
- Ultraprocessados representam riscos para saúde mental e física
- Fast food contém produtos químicos que desregulam hormônios, segundo cientistas
- Comida vicia? Veja quais são os alimentos que mais provocam essa sensação
VÍDEO | QUE TAL COMER ALIMENTOS VIRTUAIS?
Leia a matéria no Canaltech.
O que achou dessa notícia? Deixe um comentário abaixo e/ou compartilhe em suas redes sociais. Assim conseguiremos informar mais pessoas sobre as curiosidades do mundo!
Esta notícia foi originalmente publicada em:
Fonte original