Aqui você encontra as informações mais interessantes e surpreendentes do mundo

Aqui você encontra as informações mais interessantes e surpreendentes do mundo

Curiosidades

Cloudflare explica os motivos da falha que impediu acesso a X, ChatGPT e outros

A Cloudflare explicou o motivo da falha que derrubou sites, como X, ChatGPT e vários outros serviços, na segunda-feira (18). A empresa confirmou que o problema foi causado por um erro interno e não por um ataque hacker.

Segundo a Cloudflare, uma alteração técnica gerou um arquivo gigante que derrubou o proxy principal. A queda começou às 11h20 UTC (8h20 no Brasil) e o tráfego começou a voltar às 14h30 UTC (11h30), sendo totalmente normalizado às 17h06 UTC (14h06).

O CEO da Cloudflare, Matthew Prince, classificou a falha como “inaceitável” e pediu desculpas pelo impacto global.


Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.

Problema não foi causado por ataque hacker

A Cloudflare reforçou que a falha não teve qualquer relação com ataques cibernéticos. A origem do problema foi uma mudança de permissões no banco de dados ClickHouse, aplicada às 11h05 UTC, que fez uma consulta interna retornar linhas duplicadas.

Cloudflare
Cloudflare explica apagão de sites que ocorreu no dia 18 de novembro. (Imagem: Marcelo Fischer/Canaltech)

Com informações duplicadas, o arquivo ficou muito grande e ultrapassou o limite do software que o processa. Ao tentar carregar o arquivo gigante, o sistema travou e derrubou o proxy principal da Cloudflare.

A falha parecia até um ataque DDoS no início, porque acontecia de forma intermitente, mas a equipe confirmou que se tratava apenas de um erro interno.

Por que os sites pararam de funcionar?

A queda do proxy central da Cloudflare levou ao retorno de erros HTTP 5xx para usuários que tentavam acessar serviços protegidos ou acelerados pela rede da empresa, como X, ChatGPT e diversos sites que passaram a exibir páginas de erro por volta das 8h20 no Brasil.

Após detectar o arquivo com erro, a Cloudflare voltou para uma versão estável e o tráfego começou a ser normalizado ao longo da manhã no Brasil.

Confira outros conteúdos do Canaltech:

VÍDEO: Sua internet está lenta? DESCUBRA o porquê!

Leia a matéria no Canaltech.

O que achou dessa notícia? Deixe um comentário abaixo e/ou compartilhe em suas redes sociais. Assim conseguiremos informar mais pessoas sobre as curiosidades do mundo!

Esta notícia foi originalmente publicada em:
Fonte original

augustopjulio

Sou Augusto de Paula Júlio, idealizador do Tenis Portal, Tech Next Portal e do Curiosidades Online, tenista nas horas vagas, escritor amador e empreendedor digital. Mais informações em: https://www.augustojulio.com.