Cloud Strife finalmente é adicionado em Astro Bot
Astro Bot recebeu uma nova atualização de conteúdo na última quinta-feira (11) e agora, o jogo do ano de 2024 pelo The Game Awards conta com novos bots como Cloud Strife, de Final Fantasy VII e outros personagens.
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O conteúdo adicional de Astro Bot também inclui cinco níveis inéditos na galáxia Vácuo Vil, como as fases Twin-Frog Trouble, Suck It Up, Handhold Havoc e High Inflation.
Quanto aos crossovers com franquias marcantes do PlayStation, Cloud Strife e Sephiroth agora possuem um bot no jogo. Outros personagens que chegaram com a atualização foram 2B, da série NieR, e Atsu, de Ghost of Yotei.
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A ausência de Cloud e Sephiroth se tornaram questões problemáticas em Astro Bot, já que a Team Asobi já tinha declarado que eles estavam envoltos de uma negociação mais “delicada”. Isso levou muitos a crerem que ambos não estariam na experiência, mas pelo visto eles conseguiram a licença para incluí-los ao lado de diversos outros heróis dos videogames.
“All right, Astro Bot, let’s mosey.”
Yes, Cloud Bot has arrived. 👀 #AstroBot pic.twitter.com/KYrI9jZDnw
— PlayStation UK (@PlayStationUK) July 11, 2025
Final Fantasy 7 e a história com o PlayStation
Após um forte domínio do Super Nintendo na quarta geração dos consoles, estava na hora de passar para o próximo nível e migrar para o 3D. O que a Nintendo não esperava era perder tanto espaço para a novata Sony e seu PlayStation, em uma ocasião que envolveu uma traição em escala de novela e rendeu um capítulo curioso na história da indústria.
Nessa época, a Big N estava firme com sua mídia física em cartucho para o Nintendo 64, enquanto a Sony apostava no CD-ROM para a distribuição de jogos no PlayStation.

Pode não parecer, mas foi justamente a escolha da mídia física que definiu parte desse embate. O criador da franquia Final Fantasy, Hironobu Sakaguchi, explicou em entrevista ao Polygon do motivo de ter trocado a Nintendo pela Sony.
“O fato de os jogos de PlayStation estarem em CDs foi o principal fator. Se você quisesse fazer um jogo de ação 3D em um cartucho do Nintendo 64, com aquele espaço limitado, dava para fazer”, afirmou o ex-diretor de Final Fantasy.
Houve uma migração em massa de desenvolvedoras para o primeiro PlayStation, e a Square estava entre elas. A empresa não só deixou a Nintendo após anos de parceria, como lançou o que viria a ser o carro-chefe do PS1 na época: Final Fantasy 7.
“Com base em nossos cálculos, não havia como tudo caber em um cartucho ROM. Então, nossa principal razão para escolher o PlayStation foi simplesmente porque era o único console que nos permitiria usar mídia em CD-ROM”, contou Sakaguchi.
Anos mais tarde, essa parceria traria um remake de Final Fantasy 7 dividido em três partes. Apesar de tanto tempo juntos, a Square Enix se mostrou favorável a adotar uma postura multiplataforma, anunciando Final Fantasy 7 Remake para o Nintendo Switch 2 e o Xbox Series X|S.
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