Aqui você encontra as informações mais interessantes e surpreendentes do mundo

Aqui você encontra as informações mais interessantes e surpreendentes do mundo

Curiosidades

Chip de IA da Microsoft é adiado em 6 meses por problemas no desenvolvimento

A NVIDIA domina o mercado de chips para IA em todo o mundo, mas outras gigantes como Google, Amazon e Microsoft, todas clientes de Jensen Huang, correm para entrar nesse ramo. A dona do Windows, por exemplo, parece estar tendo dificuldades na produção de sua solução, e o lançamento pode ser atrasado em 6 meses por isso, segundo fontes do The Information.

Mesmo com os possíveis problemas no desenvolvimento da tecnologia, o chip, de codinome Braga, pode chegar com desempenho próximo da melhor GPU Blackwell da NVIDIA, a B200, que chegou no ano passado. Para alguém que está estreando no mercado, é algo promissor. Mas, vale lembrar, que até o lançamento do chip da Microsoft, a líder do mercado já terá uma nova geração disponível no mercado.

Dificuldades no desenvolvimento do chip de IA da Microsoft

As fontes do The Information, que são pessoas que participam ativamente no desenvolvimento do chip, citam mudanças imprevistas, restrições de pessoal e alta rotatividade como alguns dos motivos que estão levando ao atraso do projeto.


Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.

A reportagem menciona ainda que o desenvolvimento do chip começou em 2019 e que são três projetos em desenvolvimento: Braga, Braga-R e Clea com lançamentos marcados para 2025, 2026 e 2027, respectivamente, para data centers. Todos eles seriam chips para inferência de IA, ou seja, processamento de inteligência artificial. Um outro chip para treinamento de modelos de IA também estaria em desenvolvimento, mas teria sido cancelado no começo de 2024.

Segundo o site, membros do projeto da Microsoft mencionam também a falta de preocupação da NVIDIA com novas empresas entrando o ramo que domina. A reportagem cita uma fala de Jensen Huang, CEO da empresa, em que ele afirma que muitos projetos de chips para IA seriam abandonados pelas big tech.

Veja mais do CTUP:

Leia a matéria no Canaltech.

O que achou dessa notícia? Deixe um comentário abaixo e/ou compartilhe em suas redes sociais. Assim conseguiremos informar mais pessoas sobre as curiosidades do mundo!

Esta notícia foi originalmente publicada em:
Fonte original

augustopjulio

Sou Augusto de Paula Júlio, idealizador do Tenis Portal e do Curiosidades Online, tenista nas horas vagas, escritor amador e empreendedor digital. Mais informações em: https://www.augustojulio.com.