Chevrolet Spark é uma ‘ameaça’ para o BYD Dolphin?
O Spark EUV foi apresentado pela marca na última terça-feira (08,) junto com o “pacotão” de lançamentos da Chevrolet. O elétrico chinês chega ao Brasil pela bagatela de R$ 159.990, pelo menos na pré-venda, que estará disponível até o final de julho.
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Nesta faixa de preço, o jipinho da General Motors inicia uma briga acirrada contra o BYD Dolphin, que está à venda atualmente por R$ 159.800, sendo um dos carros elétricos mais vendidos do país. E é exatamente este o objetivo da empresa.
Com design atrativo e proposta diferente dos modelos disponíveis nesta fatia do mercado, o Spark tenta se diferenciar para atrair o público, que pode optar pela compra do veículo por causa da gravatinha exibida na carroceria — mesmo se tratando de um projeto chinês.
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Como é o Chevrolet Spark
Mais conhecido na China como Yep Plus, o SUV é um projeto da marca Baojun, advindo da joint venture SAIC-GM-Wuling. Essa empresa, que também faz parte do grupo General Motors, tem como principal objetivo o desenvolvimento de veículos acessíveis, como é o caso do Spark.
A vinda do veículo faz parte de uma ofensiva coordenada da Chevrolet para tentar abocanhar parte do mercado de carros eletrificados no Brasil. Foram 4 lançamentos somente nos últimos meses: Spark, Equinox EV, Blazer EV e o Captiva, que será vendido no Brasil até o final deste ano.
O mais acessível entre estes modelos citados é o Spark. Com design “quadradão”, o modelo combina elementos urbanos e off-road, mas sempre com uma pegada jovial.

A dianteira se destaca, principalmente, por seu conjunto óptico full led, que é interligado por um painel em preto brilhante. O para-choque de plástico contrasta com a carroceria, que possui pintura bicolor, que pode variar de acordo com a cor escolhida.
A traseira tem semelhanças com a frente do modelo, com um friso branco que vai praticamente de um lado ao outro do carro. As lanternas são em led e arredondadas, além de um vidro traseiro enorme. As rodas de 16 polegadas são escurecidas.
Em relação ao tamanho, o mini jipe conta com 4 m de comprimento, 2,56 m de entre-eixos, 1,76 m de largura e 1,73 m de altura. De acordo com a marca, o modelo é capaz de levar apenas 4 passageiros, o que pode pesar na briga contra o BYD Dolphin, que oferece um ótimo espaço interno com seus 2,70 m de entre-eixos.
Pacote de equipamentos completo
Como a maioria dos carros chineses, o Spark vem de série com muita tecnologia embarcada, com destaque para as duas telas: um cluster digital de 8,8” e uma central de infoentretenimento de 10,1”. O interior se completa com volante multifuncional de três raios, console central elevado, materiais soft touch, banco do motorista com ajuste elétrico de seis posições e poucos botões. A cabine pode ser escolhida em duas cores: Jet Black ou Sandy Soul.

Há também um pacote de segurança completo, com piloto automático adaptativo com assistente de curva, frenagem autônoma de emergência, alerta de ponto cego e câmera com visão 360º.
Desempenho e autonomia
Sob o capô, há apenas um motor elétrico de 101 cv de potência e 18,3 kgfm de torque, que faz o pequeno Spark ir de 0 a 100 km/h em cerca de 11 segundos, de acordo com a Chevrolet.
A bateria, no entanto, não é muito grande: apenas 42 kWh de capacidade. No ciclo chinês, a autonomia do modelo chega aos 500 km. Porém, a GM já divulgou o número dos testes do Inmetro, que ficou na casa dos 258 km.
O carregamento pode ser feito em corrente alternada (CA) e corrente contínua (CC), suportando até 50 kW. Segundo a marca, o modelo vai de 30% a 80% em 35 minutos.

Expectativa de vendas
Se o Chevrolet Spark vai ser ou não capaz de bater de frente com o BYD Dolphin, ainda não conseguimos saber. Mas com esse preço na casa dos R$ 160 mil, o modelo pode acumular uma boa média de vendas mensais.
Tudo depende de como será a aceitação do público com o produto e se esse preço será mantido no próximo mês, já que ele foi anunciado apenas para a pré-venda, até agora.
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