Aqui você encontra as informações mais interessantes e surpreendentes do mundo

Aqui você encontra as informações mais interessantes e surpreendentes do mundo

Curiosidades

Chevrolet apresenta 5 novos carros de uma só vez; veja as novidaddes

A Chevrolet apresentou oficialmente nesta terça-feira (8), de uma só vez, 5 lançamentos para o mercado brasileiro, sendo 3 reestilizações e 2 carros elétricos inéditos.

Trata-se das esperadas atualizações do SUV Tracker e das versões hatch e sedã do Onix, que chegam à linha 2026 com visual totalmente novo e a importante correção do problema na correia banhada a óleo dos modelos equipados com motores três cilindros.

Os cinco lançamentos juntos para foto (Divulgação/General Motors)

Os dois elétricos, no entanto, são inéditos. O primeiro (e mais barato) é o Spark EUV, um pequeno jipe chinês que será vendido sob o nome da Chevrolet no Brasil. O segundo é o Captiva, que também é chinês (e o CT Auto viu por lá) e não tem nada do SUV que foi vendido aqui por anos.


Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.

Novidades nas linhas Tracker e Onix

Esta atualização apresentada pela Chevrolet deixou os dois modelos mais próximos no quesito de equipamentos. Ambos passaram por uma bela revisão, com destaque para o Onix, que ganhou novos elementos para brigar com os líderes do seu segmento.

As versões hatch e sedã do veículo de entrada da Chevrolet no Brasil finalmente ganharam um conjunto óptico full led, algo esperado há tempos. Os modelos também passam a contar com chave presencial e volante com regulagem de altura e profundidade.

Cabine Tracker
Cabine foi divulgada em vídeo pela fabricantes (Chevrolet/Divulgação)

No interior, o destaque fica para o novo conjunto de telas, composto por um quadro de instrumentos digital de 8″ e uma nova central multimídia de 11”, que equipa as linhas Tracker e Onix.

Os modelos terão agora 5 anos de garantia e cobertura até os 240.000 km para a correia banhada a óleo pela Chevrolet. 

Correção da correia banhada a óleo

A correia banhada a óleo dos motores três cilindros foi mantida pela Chevrolet, apesar das inúmeras reclamações de clientes. No entanto, o sistema recebeu uma “segunda geração”, que deve resolver o problema da peça. 

Vale lembrar que a antiga correia, que está presente nos modelos anteriores da Chevrolet, acabava desgastada ou esfarelada após a utilização do lubrificante errado no motor.

Veja agora os principais destaques dos 5 lançamentos da Chevrolet:

Chevrolet Onix e Onix Plus

Os novos Onix e Onix Plus se destacam, principalmente, pela mudança visual empregada pela Chevrolet. Na frente, há uma nova e enorme grade com desenho ondulado, além do novo conjunto óptico composto por faróis, lanternas e faróis de milha full led.

A lateral se destaca pelas novas rodas, enquanto a traseira recebeu um novo desenho interno nas lanternas, tanto na variante hatch quanto na sedã — tudo em led, é claro. O restante, é praticamente o mesmo.

Onix visto de frente
Faróis agora são full led  (Lucas Parente/Canaltech)

O interior se destaca pelo novo conjunto de telas e a adição de equipamentos como chave presencial, volante com ajuste de altura e profundidade e muito mais.

Ambos modelos seguem disponíveis com dois tipos de motorização. As versões mais baratas utilizam um motor 1.0 aspirado de 82 cv e 10,6 kgfm de torque, sempre acoplado a um câmbio manual de seis marchas. As variantes mais equipadas vêm de série com motor 1.0 turbo com 116 cv e 16,8 kgfm, acompanhado de um câmbio automático de seis velocidades.

Veja os preços dos novos modelos abaixo:

  • Onix 1.0 MT: R$ 102.990
  • Onix Turbo MT: R$ 107.290
  • Onix AT: R$ 112.990
  • Onix LT: R$ 118.990
  • Onix LTZ: R$ 123.490
  • Onix Premiere: R$ 129.190
  • Onix RS: R$ 130.190
  • Onix Plus MT: R$ 106.790
  • Onix Plus Turbo MT: R$ 113.990
  • Onix Plus AT: R$ 118.990
  • Onix Plus LT: R$ 123.790
  • Onix Plus LTZ: R$ 129.990
  • Onix Plus Premiere: R$ 136.490

Chevrolet Tracker

O SUV compacto da marca também recebeu importantes atualizações visuais, se alinhando com a identidade vista em modelos como os novos Equinox e Blazer EV.

Há uma grade maior com um novo desenho, além um conjunto óptico totalmente renovado, com destaque para as luzes diurnas em led posicionadas logo abaixo do capô. Os faróis estão posicionados no para-choque, logo acima de uma tomada de ar e os faróis de neblina.

Tracker visto de frente
DRLs em led são o grande destaque da frente  (Lucas Parente/Canaltech)

As rodas mantiveram os mesmos tamanhos, mas ganharam um novo design com 10 raios no total, pelo menos na versão topo de linha. Já as setas, que antes estavam posicionadas nos para-lamas, agora foram integradas aos retrovisores do SUV.

A traseira é a única parte do carro com poucas alterações. Ela foi praticamente inalterada, com destaque apenas para o novo desenho interno das lanternas em led.

Na cabine, assim como no Onix, o grande destaque fica para as novas telas de 8” e 11”. O restante é o mesmo, com painéis de porta, comandos de ar-condicionado e volante já vistos na versão passada.

Tracker visto por trás
Traseira permanece praticamente igual  (Lucas Parente/Canaltech)

Sob o capô, há duas opções de motorização: 1.0 turbo, com 116 cv de potência e 16,8 kgfm de torque, e 1.2 turbo, com 133 cv e 19,4 kgfm. Ambos estão equipados com uma transmissão automática de seis marchas.

Veja os preços da linha 2026 do Chevrolet Tracker.

  • Chevrolet Tracker AT: R$ 119.900
  • Chevrolet Tracker LT: R$ 154.090
  • Chevrolet Tracker LTZ: R$ 169.490
  • Chevrolet Tracker Premiere: R$ 189.590
  • Chevrolet Tracker RS: R$ 190.590

Elétricos chineses da GM

Para aumentar sua gama de carros elétricos, a Chevrolet decidiu trazer dois modelos chineses ao Brasil. Trata-se do Spark EUV, que é vendido na China como Baojun Yep Plus, e o Captiva, que também pode ser chamado de Wuling Starlight S.

Ambos modelos foram trazidos com a proposta de brigar no segmento de eletrificados contra as dominantes BYD e GWM, que são líderes do mercado atualmente.

Spark EUV

Começando pelo Spark EUV, que é um jipinho elétrico chinês de quase 4 metros de comprimento e 2,5 metros de entre-eixos. O modelo já é vendido em outros mercados emergentes e foi anunciado por R$ 159.990, pelo menos na pré-venda, que inicia amanhã (09). 

Em relação aos equipamentos, o modelo vem de série com central multimídia de 12,9”, painel de instrumentos digital de 8,8”, comando por voz, materiais soft touch na cabine, ar-condicionado, volante multifuncional e muito mais.

O Spark também conta com apenas um motor elétrico de 101 cv e 18,3 kgfm de torque. A tração é dianteira e a velocidade máxima do modelo é de 150 km/h. A autonomia, já segundo o Inmetro, é de 258 km por carga. A recuperação da bateria ocorre em apenas 35 minutos (de 30% a 80%) em rede contínua (DC 50 Kw).

Spark visto por tráss
Design quadrado e aventureiro são os destques do modelo  (Lucas Parente/Canaltech)

Há três variações de bateria na China, mas a marca ainda não informou os dados oficiais do modelo à venda no Brasil. A aceleração de 0 a 100 km/h, segundo a marca, é de 11 segundos, em média.

Captiva EV

Apesar do nome familiar, este novo Captiva não tem nada a ver com o SUV que foi vendido por anos no mercado brasileiro. Baseado no Wuling Starlight S, o utilitário tem 4,75 metros de comprimento e 2,8 metros de entre-eixos. O modelo será vendido apenas no final do ano e seu preço ainda não foi revelado. 

Captiva visto de frente
Conjunto óptico frontal é totalmente em led  (Lucas Parente/Canaltech)

O motor elétrico entrega 204 cve 31,6 kgfm de torque, com aceleração de 0 a 100 km/h em 8,9 segundos e velocidade máxima de 175 km/h. A bateria LFP de 60 kWh proporciona autonomia de até 510 km no ciclo CLTC, mas a estimativa realista para o Brasil (pelo padrão Inmetro) gira em torno de 400 km.

A GM ainda não confirmou os dados oficiais do modelo que será vendido no Brasil, mas a expectativa é que sejam essas citadas.

Captiva visto por trás
Lanternas traseiras são separadas e em led (Lucas Parente/Canaltech)

Por dentro, o SUV elétrico da Chevrolet mantém um acabamento mais conservador, com tela flutuante ao centro do painel, comandos físicos no console e bancos amplos e confortáveis.

A expectativa da GM é roubar clientes das marcas chinesas líderes no segmentos de eletrificados, portanto o modelo deve estrear com preço semelhante a rivais como o BYD Song Plus DM-i e o GWM Haval H6 HEV

Leia também:

Vídeo: Hidrogênio é o combustível do futuro? Entenda essa história

Leia a matéria no Canaltech.

O que achou dessa notícia? Deixe um comentário abaixo e/ou compartilhe em suas redes sociais. Assim conseguiremos informar mais pessoas sobre as curiosidades do mundo!

Esta notícia foi originalmente publicada em:
Fonte original

augustopjulio

Sou Augusto de Paula Júlio, idealizador do Tenis Portal e do Curiosidades Online, tenista nas horas vagas, escritor amador e empreendedor digital. Mais informações em: https://www.augustojulio.com.