Chengdu J-36: caça furtivo de 6ª geração da China surge em novas imagens
O Chengdu J-36, caça furtivo de 6ª geração desenvolvido pela China para reforçar o poder aéreo do país, segue impressionando em seus testes de voo. As imagens mais recentes divulgadas em uma conta no X (antigo Twitter) mostram que a manobrabilidade é um dos pontos fortes do avião de combate.
- Invisíveis: 4 aviões furtivos mais tecnológicos do mundo
- B-2 Spirit: como é o avião “invisível” usado pelos EUA para atacar o Irã
Não há muitos detalhes sobre o local em que o caça de 6ª geração realizou o voo, mas as apostas indicam que os testes foram feitos próximos à fábrica da Chengdu Aircraft Corporation, na província de Chengdu.
As imagens mostram também que, ao que parece, a China ainda não se decidiu com 100% de certeza sobre qual será o design final do Chengdu J-36. Segundo análise dos amigos do site Poder Aéreo, há diferenças notáveis entre o primeiro e o segundo protótipo testados pelo país asiático.
–
Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.
–
Enquanto o primeiro caça contava com entradas de ar caret, mais apropriadas para um amplo espectro de velocidades, o segundo protótipo apresentou DSI e vetoramento de empuxo (TVC), dando mostras de que a missão prioritária seria baseada na manobrabilidade e na furtividade.
The 🇨🇳𝗖𝗵𝗲𝗻𝗴𝗱𝘂 𝗝-𝟯𝟲 took another flight test! It’s highly agile, manoeuvrable, carrying long range AAMs like the PL-17, with a jaw-dropping 400km range. 🇨🇳China has won the 6 gen race, dominating the skiespic.twitter.com/vSJynLO0Ba
— PLA Military Updates (@PLA_MilitaryUpd) September 29, 2025
Próximos passos do caça de 6ª geração chinês
Resposta chinesa ao F-47, desenvolvido pela USAF (Força Aérea dos Estados Unidos) para ser o 1º caça de 6ª geração do mundo, o Chengdu J-36 não quer ficar devendo nada ao avião de combate estadunidense.
Para isso, os chineses seguirão realizando testes focados tanto na velocidade quanto na capacidade furtiva do caça, e não descartam a fabricação de novos protótipos em 2026 e 2027, antes de partirem para a construção de uma aeronave pré-produção.
Independentemente de quantos testes ainda venham a ser realizados, alguns pontos-chave já foram estabelecidos e serão obrigatórios entre as especificações do J-36: uso de inteligência artificial para leituras em tempo real; voo cooperativos com drones letais, supercruise de longo alcance e supermanobrabilidade com TVC avançado.
Leia também:
- Black Friday: Fiat derruba preços de quatro modelos queridinhos
- Quanto custaria um Honda Fit hoje, com a inflação?
Vídeo: Por que não se pode usar o celular durante o voo?
Leia a matéria no Canaltech.
O que achou dessa notícia? Deixe um comentário abaixo e/ou compartilhe em suas redes sociais. Assim conseguiremos informar mais pessoas sobre as curiosidades do mundo!
Esta notícia foi originalmente publicada em:
Fonte original

