Cavalo de Troia: jogo no Steam está espalhando vírus para o seu PC
O jogo Chemia, que está em acesso antecipado no Steam, pode estar espalhando vírus para o seu PC. De acordo com a agência de cibersegurança Prodaft, há evidências de que ele seja apenas um malware que deixa o computador infectado através de atualizações.
De acordo com a companhia, a cada update o usuário pode estar permitindo que sejam baixados múltiplas “famílias de malware”. Eles apontam que o título tem envolvimento com um grupo de hackers chamado Larva-208, conhecidos também pelo nome de EncryptHub — que vem sendo investigado há algum tempo.
“Quando os usuários baixam e iniciam o jogo, o malware é executado através do aplicativo legítimo. Larva-208 usa este método para entregar dois payloads centrais: o Fickle Stealer e HijackLoader”, afirma a Prodaft.
–
Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.
–
É válido notar que Chemia é desenvolvido por um estúdio chamado Aether Forge Studios, que não possui qualquer outro game publicado no Steam ou um site oficial sobre seus projetos. Já o jogo é descrito como uma experiência de “crafting de sobrevivência”, mas nas imagens e vídeos não há personagens ou gameplay, apenas o cenário.
Did you play Chemia on Steam? 🎮 Then you should be worried.
LARVA-208’s modification of the game to distribute Fickle Stealer, HijackLoader and Vidar demonstrates a concerning trend.
➡️Check the IOCs now: https://t.co/heavBpufeD #threatintel #cybersecurity #malware #IOC pic.twitter.com/epfckhIohC
— PRODAFT (@PRODAFT) July 23, 2025
Ao BleepingComputer, a Prodaft afirmou que suspeita que o grupo de hackers Larva-208 adicionou os malwares ao jogo no dia 22 de julho de 2025, através do CVKRUTNP.exe, executável que funciona como o HijackLoader e baixa o Vidar, vírus que rouba informações do PC das vítimas.
Mesmo com as acusações e divulgação dos dados, Chemia permanece disponível no Steam. A Valve, responsável pela plataforma, não se pronunciou sobre o tema até o momento. Já a Aether Forge Studios não pôde ser localizada para se defender.
Jogos com malware inclusos
Não é a primeira vez que um jogo atua como um “Cavalo de Troia” no PC dos gamers. Apenas em 2025, esta é a terceira experiência encontrada no Steam com um malware. A plataforma que tem a maior concentração de jogadores e, teoricamente, deveria oferecer uma segurança maior.

O padrão até se repete: Chemia está em acesso antecipado e não há cobranças adicionais, basta pedir acesso para baixar o arquivo. Em fevereiro, o título grátis PirateFi executava um malware feito para usuários do Windows — assim como Sniper: Phantom’s Resolution, que teve uma preocupação maior em criar um “site oficial” para enganar mais jogadores.
Leia também no Canaltech:
- Steam muda políticas e inicia ofensiva contra jogos adultos
- Agora Steam avisa sobre jogos em Acesso Antecipado abandonados
- Presente de grego: software de mouse gamer vinha com backdoor incluso
Vídeo: Os malwares estão em todos os lugares, mas é bom você ter uma precaução ainda maior com o que recebe e clica nos seus e-mails. No YouTube, discutimos os cuidados que precisa tomar para não infectar seu PC
Leia a matéria no Canaltech.
O que achou dessa notícia? Deixe um comentário abaixo e/ou compartilhe em suas redes sociais. Assim conseguiremos informar mais pessoas sobre as curiosidades do mundo!
Esta notícia foi originalmente publicada em:
Fonte original