Cartucho clássico de DOOM retorna para o Super Nintendo
A Limited Run Games anunciou o lançamento de uma nova coleção de DOOM (1993) para o Super Nintendo, incluindo mídia física em cartucho e um controle do SNES temático com sistema de vibração.
- 8 lugares mais inusitados que já rodaram Doom
- Quanto custa montar um PC para jogar Doom: The Dark Age?
A nova versão física do boomer shooter conta com duas edições: a Standard e a Collector’s. Ambas incluem o cartucho de DOOM para o Super Nintendo (NTSC), uma caixa retrô, manual e um pôster de 30 x 40 cm. A versão mais cara também traz o cartucho com uma cor metalizada e estampa de respingos de sangue, além de uma caixa premium com acabamento em folha metálica.
Outra novidade que a Limited Run Games trará é um controle de Super Nintendo temático do boomer shooter, que conta com sistema de vibração — um recurso inexistente no periférico original. Além de voltar com a mídia física do clássico DOOM, a empresa também promete conteúdos adicionais como: 14 níveis inéditos, melhorias de desempenho e o Nightmare Mode, com alterações no respawn dos inimigos.
–
Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.
–
A pré-venda das duas edições físicas de DOOM para SNES começa nesta sexta-feira (11) e segue até o dia 10 de agosto de 2025. A Limited Run prevê o início dos envios para fevereiro de 2026.
Complete with 14 new levels, Nightmare Mode, circle strafing, and for the very first time on SNES, rumble support with a brand-new controller—this is the ultimate DOOM SNES experience. pic.twitter.com/XMW52jC581
— Limited Run Games (@LimitedRunGames) July 8, 2025
A importância de DOOM para o gênero FPS
O retorno da mídia física de DOOM é uma excelente oportunidade para relembrarmos a importância do boomer shooter para os videogames, em especial para os jogos de tiro em primeira pessoa.
Apesar de não ser o primeiro jogo a adotar a perspectiva, DOOM foi o grande responsável por popularizar o gênero, graças à sua temática envolvendo demônios e máquinas e à sua fácil distribuição por meio de disquetes nos PCs da década de 1990.
Outro fator que popularizou ainda mais o jogo foi o desafio da comunidade de rodá-lo em qualquer dispositivo com tela, como calculadora, bloco de notas, teste de gravidez e até mesmo em bactérias.

Com mais de 30 anos de história, a franquia também vem recebendo novos títulos com certa frequência. Recentemente, tivemos o anúncio da prequela da nova fase do FPS, DOOM: The Dark Ages, que mistura ação visceral com temática medieval e busca expandir a perspectiva da narrativa.
Outro jogo que marcou presença em tempos recentes foi a coletânea DOOM + DOOM II, que trouxe os jogos clássicos para plataformas atuais com melhorias expressivas.
Leia também:
- Entrevista | Doom Eternal é um jogo para te fazer sorrir, diz id Software
-
Como os processadores estão revolucionando a experiência dos games em 2025
- Hackers brasileiros usam brecha para rodar Doom em site da NASA
Vídeo: PC ou Console? Existe um melhor?
Leia a matéria no Canaltech.
O que achou dessa notícia? Deixe um comentário abaixo e/ou compartilhe em suas redes sociais. Assim conseguiremos informar mais pessoas sobre as curiosidades do mundo!
Esta notícia foi originalmente publicada em:
Fonte original