Carro de Fórmula E dá “zerinho” em pista de aeroporto e causa confusão
O Aeroporto Internacional de Guarulhos (GRU), em São Paulo, foi palco de uma cena inusitada na quarta (3). É que o piloto Felipe Drugovich aproveitou o terminal para fazer manobras de alta performance na pista 10R/28L, uma das mais movimentadas do país, com um carro de Fórmula E em um “esquenta” para o E-Prix, que acontece em São Paulo no sábado (6).
- Aeroporto de Guarulhos terá maior terminal VIP do mundo; veja como será
- Comparativo: carro de Fórmula 1 x Fórmula E
Drugovich comandou o novo monoposto Gen3 Evo, o modelo capaz de acelerar de 0 a 100 km/h em menos de dois segundos, para executar arrancadas e os chamados “zerinhos” (giros de 360º em torno do próprio eixo do carro).
Claro que a ação gerou estranhamento imediato entre os pilotos — nas gravações da frequência de rádio, um comandante de um voo comercial questiona a torre de controle: “Confirma se tem um carro de corrida na pista?”.
–
Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.
–
Janela operacional e limpeza da pista
A operação até podia ter ar de invasão, mas vale lembrar que foi cuidadosamente coordenada e planejada entre a concessionária GRU Airport e a organização da Fórmula E. A entrada do veículo só foi liberada após a abertura de uma janela operacional que interrompeu o fluxo de aeronaves no terminal.
E não pense que o trabalho acabou quando o carro saiu da pista. Após as manobras, as equipes em solo fizeram uma varredura bem cuidadosa para garantir que não sobrasse nenhum resíduo perigoso para o funcionamento seguro dos aviões. Depois da checagem, a pista foi liberada para atividades de aviação comercial.
Leia também:
- Aeroporto de Guarulhos é o primeiro do mundo a oferecer Wi-Fi 6 com OpenRoaming
- Como são os carros da Fórmula E?
Vídeo: Parece novidade, mas carros elétricos existem há mais de cem anos. O que mudou?
Leia a matéria no Canaltech.
O que achou dessa notícia? Deixe um comentário abaixo e/ou compartilhe em suas redes sociais. Assim conseguiremos informar mais pessoas sobre as curiosidades do mundo!
Esta notícia foi originalmente publicada em:
Fonte original

