Cansado do celular não te reconhecer? 5 dicas para usar a biometria
A biometria por impressão digital ou reconhecimento facial traz uma camada a mais de segurança aos celulares, mas às vezes pode gerar situações incômodas ao não reconhecer a pessoa. Porém, existem algumas dicas que ajudam a desbloquear o aparelho rapidamente e sem necessidade do código PIN.
- Para que serve a inteligência artificial? 4 usos além dos chatbots
- 5 apps gerenciadores de senhas gratuitos e confiáveis
Os celulares usam sensores para identificar o dedo ou o rosto da pessoa, então é importante verificar se a tela está limpa e o ambiente é favorável para usar a biometria, por exemplo. A seguir, o Canaltech traz algumas opções interessantes:
5 dicas para usar a biometria
As opções são:
–
Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.
–
- Considere a posição que você desbloqueia a tela
- Adicione a mesma digital mais de uma vez
- Use o desbloqueio facial em locais com boa iluminação
- Ajuste a altura da câmera
- Limpe a tela e os sensores
1. Considere a posição que você desbloqueia a tela
Caso você prefira usar a impressão digital, é muito importante entender como você posiciona o dedo na hora de bloquear o celular — algumas pessoas inclinam o polegar para desbloquear a tela, por exemplo.
O jeito mais usado no dia a dia nem sempre é o mesmo em que o dado foi cadastrado no celular, então vale a pena recadastrar a biometria e considerar o ângulo mais comum.
2. Adicione a mesma digital mais de uma vez
O celular permite cadastrar mais de uma impressão digital na hora de coletar a biometria. Enquanto isso pode ser útil para abrir o celular com mais de uma opção, o recurso também serve para aumentar a precisão de um único dedo.
Após cadastrar a primeira digital, use o mesmo dedo novamente, mas com ângulos diferentes. Dessa forma, você aumenta as chances de desbloquear rapidamente.

3. Use o desbloqueio facial em locais com boa iluminação
O Face ID (ou reconhecimento facial) é uma opção muito prática porque evita tocar na tela para desbloqueá-la. Porém, em alguns casos, é necessário repetir as tentativas para dar certo.
A principal dica é usar a biometria em ambientes bem iluminados, de preferência com luz natural.
4. Ajuste a altura da câmera
Ainda sobre o Face ID, é importante posicionar a câmera de frente para seus olhos para melhores resultados. Isso acontece porque o cadastro do rosto já acontece com a câmera nesse mesmo ângulo, então posições diferentes podem dificultar o processo.

5. Limpe a tela e os sensores
Por fim, é sempre importante manter a tela do aparelho limpa e sem resíduos. Vale a pena limpar a região da câmera para remover marcas de dedo, por exemplo, e tirar qualquer poeira sobre os sensores de impressão digital.
Também é recomendável manter as mãos secas ao desbloquear com a digital.
Por que priorizar a biometria sobre a senha padrão?
A senha padrão, composta por uma sequência alfanumérica, é uma alternativa quando a biometria falha, mas o ideal é que seja pouco usada no celular.
O reconhecimento biométrico traz mais segurança porque é mais difícil de ser violado, enquanto invasores podem interceptar o código numérico, por exemplo. Além disso, a impressão digital e o rosto podem ser usados para desbloquear apps de banco e validar pagamentos na carteira do aparelho.
Leia também:
- Celular do PIX: 6 modelos bons e baratos para se proteger de golpes e roubos
- Mais segurança: veja como revisar e remover permissões de apps nas redes sociais
- Como saber se o WhatsApp está conectado em outros aparelhos
VÍDEO: confira um truque para cadastrar a digital no celular
Leia a matéria no Canaltech.
O que achou dessa notícia? Deixe um comentário abaixo e/ou compartilhe em suas redes sociais. Assim conseguiremos informar mais pessoas sobre as curiosidades do mundo!
Esta notícia foi originalmente publicada em:
Fonte original