Aqui você encontra as informações mais interessantes e surpreendentes do mundo

Aqui você encontra as informações mais interessantes e surpreendentes do mundo

Curiosidades

Canaltech celebra 13 anos com histórias inéditas e aposta em novos formatos

De um site de downloads no início dos anos 2000 a um dos principais veículos de tecnologia do Brasil, o Canaltech completa 13 anos em 2025 com motivos de sobra para comemorar. 

A marca cresceu, virou referência em conteúdo tech, acumulou mais de 800 milhões de visualizações no YouTube e consolidou produtos como o Prêmio Canaltech e o Canaltech Ofertas

“Eu considero o Canaltech um filho. Minha filha tem 14, o Canaltech tem 13. Dediquei muito tempo da minha vida a esse projeto”, contou o fundador Felipe Szatkowski durante a celebração de aniversário, que reuniu a equipe em uma apresentação especial com retrospectiva, histórias inéditas e visão de futuro.


Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.

Do Ultra Downloads ao nascimento do Canaltech

Antes de ser um portal de notícias, o Canaltech surgiu como Ultra Downloads, um site focado em softwares, jogos e papéis de parede para PC. Entre 2011 e 2012, a equipe começou a testar tutoriais e artigos, e o interesse do público foi imediato. 

A partir disso, nasceu a ideia de uma nova marca editorial. O nome Canaltech foi descoberto por Felipe em uma pesquisa no Registro.br e acabou adotado pela equipe por ser direto, fácil de lembrar e com a cara do que viria pela frente.

“Nós começamos a fazer alguns experimentos no Ultra Downloads, com conteúdos sobre tecnologia, principalmente tutoriais e artigos. Aquilo começou a dar bastante certo. A audiência do Ultra Downloads consumia esse conteúdo, e a gente decidiu criar uma marca nova, editorial.”

Desde o início, a aposta foi no multimídia. Para comandar o novo canal, pouco tempo depois, chegaram Pedro Cipoli e Adriano Ponte, que deixaram empregos em prefeituras para embarcar no projeto. Um detalhe curioso que virou piada interna. “Fica aí a dica para os gestores: se trabalhou na prefeitura, provavelmente vai ficar muito tempo no Canaltech”, brincou Felipe durante a apresentação.

Bastidores de uma trajetória ousada

Até a aquisição pelo Magalu, em 2020, o Canaltech cresceu com recursos próprios, reinvestindo tudo o que ganhava para manter a operação. Para acelerar, o time testou diversas frentes. Em 2014, surgiu o Selector, um vertical voltado a eSports que foi encerrado um ano depois. Em 2017, vieram apostas mais ousadas: uma assistência técnica de smartphones e até uma linha de acessórios própria.

“Nós viajamos pra China e lá selecionamos os melhores fornecedores, foi uma experiência incrível. Mas, após mais de um ano, acabamos encerrando essas iniciativas devido à forte concorrência do mercado cinza e da chegada de sites chineses com preços muito baixos.”

“Depois de todo esse investimento em projetos que não trouxeram o resultado que esperávamos, nós quase quebramos, tivemos que recorrer a bancos para continuar pagando as contas em dia.”

O nascimento do Canaltech Ofertas

Ainda em 2017, um episódio inesperado deu origem ao Canaltech Ofertas. Felipe encontrou uma GoPro com preço promocional em um site chinês, comprou, testou, gostou e publicou a dica no site.

“O resultado foi surpreendente: foram 4 mil unidades vendidas em uma semana, acabamos com o estoque do chinês. Considero o CT Ofertas o grande pivô da aquisição pelo Magalu em 2020, que viu no Canaltech potencial para auxiliar o consumidor em sua jornada de compra.”

Hoje, o Canaltech Ofertas soma mais de 1 milhão de seguidores em plataformas como Telegram, WhatsApp e Instagram.

Prêmio Canaltech: resgatando o reconhecimento do mercado

Outro marco importante foi o surgimento do Prêmio Canaltech, também em 2017. A ideia veio de uma lembrança pessoal de Felipe. “Quando jovem, eu era leitor assíduo da antiga revista Info Exame, que tinha uma premiação onde os assinantes escolhiam anualmente os melhores produtos disponíveis no mercado. Quando a revista deixou de existir, o mercado ficou órfão. E foi através do Canaltech que nós trouxemos de volta esse holofote para as marcas.”

O prêmio, que começou totalmente online, hoje tem edições presenciais com apoio de marcas como Intel, LG, Samsung e Kaspersky. São cerca de 200 marcas participantes por ano, avaliadas por mais de 100 mil leitores e 100 jurados técnicos.

Aquisição pelo Magalu e nova sede em SP

A compra do Canaltech pelo Magalu foi concluída em 2020, após um processo que levou mais de um ano. “Isso por conta do Magalu ir para o mercado buscar recurso na bolsa para a aquisição de mais de 15 empresas, e depois porque começou a pandemia. A gente teve um período de muita expectativa para entender o que ia acontecer.”

Desde então, o Canaltech bateu recordes como os 410 milhões de pageviews em 2021 e manteve sua independência editorial. “Muita gente achou que a gente perderia credibilidade, mas aconteceu o contrário. A gente continuou independente editorialmente e continua fazendo o nosso trabalho da melhor maneira possível.”

Em 2025, o Canaltech inaugurou sua nova sede na Arena Magalu, com 650 m², cinco estúdios e espaços para gravação, convivência e integração entre os times. “Todo esse espaço foi pensado para promover a criatividade e a integração do time, criando novas oportunidades para quem ficava em home office.”

“A integração com as empresas do grupo agora ficou muito mais fácil. Circular pelos corredores desse prédio, que reúne os mais talentosos profissionais do e-commerce brasileiro, cria oportunidades de relacionamento, geração de conteúdo e negócios.”

O que vem por aí

O futuro do Canaltech já está sendo desenhado e deve ser anunciado em breve. “Em um mercado tão dinâmico como o nosso, onde plataformas e algoritmos ditam o ritmo a todo momento, precisamos estar sempre nos adaptando, buscando antecipar os movimentos.”

“Um desses movimentos é grande e está muito próximo. Provavelmente anunciaremos ainda em julho, mas não posso trazer mais detalhes. Apenas dizer que teremos um novo marco no jornalismo do Canaltech, um marco que será muito relevante para nossa trajetória.”

Enquanto isso, a equipe prepara novos quadros no YouTube, reforça a linha de podcasts e estuda o retorno de projetos como o CT News. “Tudo está sendo desenhado com muito carinho para trazer ao público do Canaltech ainda mais informação e entretenimento.”

No encerramento da conversa, Felipe fez questão de deixar um agradecimento especial: “Queria lembrar das mais de 300 pessoas que, ao longo desses 13 anos, tornaram esse sonho possível. E ao público que nos acompanha, muito obrigado.”

Saiba mais: 

Saiba mais: Galaxy Z Fold 7, Z Flip 7 e Z Flip 7 FE Galaxy S25 Ultra, tudo que rolou no UNPACKED da Samsung

Leia a matéria no Canaltech.

O que achou dessa notícia? Deixe um comentário abaixo e/ou compartilhe em suas redes sociais. Assim conseguiremos informar mais pessoas sobre as curiosidades do mundo!

Esta notícia foi originalmente publicada em:
Fonte original

augustopjulio

Sou Augusto de Paula Júlio, idealizador do Tenis Portal e do Curiosidades Online, tenista nas horas vagas, escritor amador e empreendedor digital. Mais informações em: https://www.augustojulio.com.