Calor excessivo na Europa tem feito CPUs Intel Raptor Lake pararem de funcionar
Enquanto passamos frio no Brasil (pelo menos em uma parte do país), o hemisfério norte está no verão, principalmente na Europa, e que verão! Isso tem feito processadores Intel Raptor Lake “derreterem”, causando travamentos nos PCs, segundo um engenheiro da Mozilla, dona do navegador Firefox. Os problemas de tensão já conhecidos dessa série de CPUs ajudam a piorar a situação.
No Mastodon, Gabriele Svelto aborda o tema, dizendo que consegue ver, através do relatório de crashes do Firefox, que máquinas equipadas com os Intel Core de 13ª e 14ª gerações têm sido impactadas pelo calor excessivo na Europa nas últimas semanas.
“Os sistemas Raptor Lake têm problemas conhecidos de timing/tensão que pioram com a temperatura. As coisas estão tão ruins neste momento que tivemos que desativar um bot que estava preenchendo relatórios de falhas automaticamente porque ele estava encontrando falhas quase que somente de pessoas com sistemas afetados”, disse Svelto.
–
Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.
–
Nem atualizações da Intel salvam
Segundo o engenheiro da Mozilla, o Core i7-14700K é um dos que mais aparecem nos relatórios do Firefox. Mesmo com a Intel lançando atualizações de firmware para corrigir o problema conhecido de tensão, com o mais recente deles chegando em junho, Svelto afirma que o bug “voltou com força total”.

A Intel passou por um sufoco em 2024 com os problemas relacionados aos seus processadores Raptor Lake, com inúmeros casos de danos irreversíveis aparecendo nos modelos de 13ª e 14ª gerações. Além das atualizações, a empresa também aumentou a garantia, e isso é importante porque o bug das tensões pode levar algum tempo para acontecer, como tem sido agora com o verão no hemisfério norte.
Veja mais do CTUP:
- Quando vale a pena comprar um processador Intel Core i5?
- Quando vale a pena comprar um processador Intel Core i7?
- Quando vale a pena comprar um processador Intel Core i9?
Leia a matéria no Canaltech.
O que achou dessa notícia? Deixe um comentário abaixo e/ou compartilhe em suas redes sociais. Assim conseguiremos informar mais pessoas sobre as curiosidades do mundo!
Esta notícia foi originalmente publicada em:
Fonte original