Apps para organizar a vida digital: veja opções para anotações, arquivos e mais
Organizar a vida digital pode parecer complicado, mas alguns apps foram feitos justamente para isso: salvar o que é importante, lembrar do que você pode esquecer e tornar a rotina mais prática.
- Qual é o melhor: OneDrive, Google Drive ou Dropbox?
- Trello, Notion e mais: 7 apps para aumentar a produtividade
A seguir, confira:
- Quais apps ajudam a gerenciar arquivos e documentos?
- Quais são os melhores apps de anotações?
- Como manter e-mails, senhas e compromissos organizados?
- Quais são os melhores apps para planejar tarefas e rotinas?
- Como escolher os apps certos para o seu tipo de organização?
Quais apps ajudam a gerenciar arquivos e documentos?
Se você precisa acessar, organizar e compartilhar arquivos com facilidade, as ferramentas de armazenamento na nuvem são as mais indicadas. As principais no mercado são:
–
Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.
–
- Google Drive: integrado aos serviços do Google, como Gmail, Gemini e mais, o Drive libera 15 GB de armazenamento no plano gratuito;
- OneDrive: sincroniza arquivos com o Windows, Office e outros apps do Microsoft 365. O plano gratuito dá acesso a 20 GB, sendo 5 GB para armazenamento na nuvem e 15 GB para o e-mail
- Dropbox: a versão gratuita oferece até 2 GB para guardar e compartilhar seus arquivos;
- Proton Drive: armazenamento com criptografia de ponta a ponta e acesso ao Proton Docs para edição de documentos online na assinatura grátis.
Quais são os melhores apps de anotações?
Para anotar ideias, criar resumos ou organizar conteúdos por temas, os principais apps são:
- Evernote: o plano básico permite acessar as principais ferramentas do app, como Tarefas, Calendário, Início e Web Clipper, além dos recursos avançados, incluindo a edição offline e a anotação em PDF;
- Notion: espaço de trabalho tudo-em-um para notas, gerenciamento de projetos e bancos de dados, além de sincronização do Notion Mail com o Gmail;
- Obsidian: app de anotações baseado em Markdown que cria mapas visuais;
- Apple Notas: solução de anotações nativa da Apple para usuários do iOS e macOS.
Como manter e-mails, senhas e compromissos organizados?
Manter sua vida digital organizada, desde e-mails até senhas e compromissos, ajuda a reduzir o estresse e aumentar a produtividade. Algumas ferramentas ajudam nisso:
- Gmail: serviço de e-mail com recursos de organização e filtros, além de integração com o ecossistema Google;
- Outlook: reúne calendário, e-mails e contatos, podendo ser conectado ao Microsoft 365;
- 1Password: gerenciador de senhas que armazena e gera credenciais fortes, porém não tem plano gratuito, apenas teste grátis de 14 dias;
-
Google Agenda: calendário online para agendar eventos e gerenciar compromissos, sendo integrado ao Gmail e Drive.
Existem vários aplicativos para ajudar na organização e produtividade, além do calendário e e-mail. (Imagem: chuttersnap/Freepik)
Quais são os melhores apps para planejar tarefas e rotinas?
Se você precisa de mais foco e produtividade, esses apps ajudam a dividir suas atividades em etapas, rotinas e até metas:
- Todoist: criação de listas de tarefas com prioridade, etiquetas, datas de entrega e lembretes automáticos;
- Trello: organiza projetos em quadros visuais com cartões, ideal para acompanhar o progresso e o plano básico libera até 10 colaboradores por espaço de trabalho;
- TickTick: une tarefas, calendário, cronômetro Pomodoro e Matriz de Eisenhower em um só lugar, com configuração de lembretes automáticos em diferentes formatos e vários modos de visualização para as atividades;
- Microsoft To Do: app de lista de tarefas e planejador diário da Microsoft, integrado ao ecossistema;
- Google Keep: integrado aos aplicativos Google, o Keep permite criar notas, lembretes e marcadores.
Como escolher os apps certos para o seu tipo de organização?
Na hora de escolher seus apps, veja o que considerar para encontrar as ferramentas que realmente funcionam para você:
- Integração com outros serviços: verifique se os aplicativos se comunicam bem com as ferramentas que você já usa;
- Usabilidade: a interface do usuário deve ser intuitiva e fácil de navegar para garantir que você realmente use o aplicativo no dia a dia;
- Multiplataforma: confirme se o app está disponível em diferentes dispositivos, como celular, tablet, computador e até navegadores web, e permite sincronização entre eles;
- Armazenamento: considere o espaço de armazenamento oferecido, principalmente para aplicativos de gerenciamento de arquivos;
- Notificações: veja se as opções de notificação podem ser ajustadas para que você receba lembretes importantes sem spam.
Confira também:
- 6 apps para te ajudar a estudar para concursos
- 35 melhores extensões para o Chrome
- 20 alternativas gratuitas ao Trello
VÍDEO: CELULARES com IP69: 5 opções RESISTENTES à água e poeira
Leia a matéria no Canaltech.
O que achou dessa notícia? Deixe um comentário abaixo e/ou compartilhe em suas redes sociais. Assim conseguiremos informar mais pessoas sobre as curiosidades do mundo!
Esta notícia foi originalmente publicada em:
Fonte original