App para iPhone viraliza após críticas do governo dos EUA; entenda o caso
O ICEBlock se tornou o aplicativo para iPhone mais popular da App Store nos Estados Unidos na terça-feira (1º) após ser criticado por autoridades do governo americano. O objetivo da plataforma? Enviar alertas anônimos sobre a presença de agentes do Serviço de Imigração e Alfândega (ICE, em inglês).
- Trump decide adiar corte em dados de satélites essenciais para prever furacões
- Trump revela que TikTok já tem comprador e promete anúncio em breve
Em 30 de junho, o aplicativo já contava com mais de 20 mil usuários e disparou para o topo dos mais baixados da loja de aplicativos. Esse salto ocorreu justamente após a reação negativa de autoridades a uma reportagem da emissora CNN que detalhou o funcionamento do ICEBlock.
Parte das críticas veio da secretária do Departamento de Segurança Interna dos Estados Unidos, Kristi Noem, segundo o jornal USA Today. “Estamos trabalhando com o Departamento de Justiça para ver se podemos processá-los por isso, porque o que eles estão fazendo é encorajar ativamente as pessoas a evitarem as operações policiais“, comentou a respeito da reportagem sobre o app.
–
Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.
–
Em nota publicada no site do ICE, o diretor da agência, Todd Lyons, também condenou a reportagem da emissora e detalhou que os agentes estão “enfentando um aumento de 500% nas agressões”.
ICEblock, which allows users to alert others to the geographical location of ICE officers, is the top social networking app in the App Store right now after Karoline Leavitt condemned it from the podium yesterday.
— Ben Goggin (@bengoggin.bsky.social) 1 de julho de 2025 às 16:27
O que o ICEBlock faz?
O ICEBlock permite que usuários alertem pessoas próximas sobre a presença de agentes de imigração e alfândega na região. À CNN, o desenvolvedor Joshua Aaron explicou que criou o app em resposta direta às políticas de imigração recentes do governo americano.
Exclusivo para iOS nos Estados Unidos, o ICEBlock mantém os usuários informados sobre a presença de agentes do ICE em um raio de até 8 quilômetros. Uma outra característica do aplicativo é a exclusão automática de avistamentos após quatro horas, visando a privacidade.
“Modelado com base no Waze, mas para avistamentos de ICE, o aplicativo garante a privacidade do usuário, não armazenando dados pessoais, o que impossibilita o rastreamento de relatos até usuários individuais”, detalha a descrição oficial do app.
O aplicativo, porém, não será adaptado para Android.
“Nosso aplicativo foi projetado para proporcionar o máximo de anonimato possível, sem armazenar dados do usuário ou criar contas. Embora entendamos o desejo por uma versão Android do ICEBlock, atingir esse nível de anonimato no Android não é viável devido aos requisitos inerentes aos serviços de notificação push”, explica o site da plataforma.
Leia mais:
- Como ocorre o bloqueio de sites e redes sociais no Brasil
- Quem são e quanto ganham os maiores influenciadores de 2025?
- Como vender na TikTok Shop? Veja o passo a passo para criar sua loja no app
VÍDEO: Esses APPS estão ACABANDO com a bateria do seu CELULAR!
Leia a matéria no Canaltech.
O que achou dessa notícia? Deixe um comentário abaixo e/ou compartilhe em suas redes sociais. Assim conseguiremos informar mais pessoas sobre as curiosidades do mundo!
Esta notícia foi originalmente publicada em:
Fonte original