A resposta surpreendente de Elon Musk ao ser questionado por que ainda trabalha mesmo tendo um patrimônio de US$ 500 bilhões
Com uma fortuna avaliada em cerca de meio trilhão de dólares, muita gente pensaria que a próxima etapa natural seria aproveitar uma vida tranquila em uma ilha particular. Mas a resposta de Elon Musk sobre por que continua trabalhando surpreendeu até os entrevistadores.
Durante sua participação no podcast Tesla Beat, Musk foi questionado sobre o que o mantém tão envolvido com trabalho, política e a ideia de transformar a humanidade em uma espécie multiplanetária. Ele não respondeu com números ou planos de negócios, mas com uma reflexão pessoal.
“Eu acho que é uma boa pergunta, porque vai direto ao nível mais fundamental: qual é a minha filosofia? E por que isso leva a essa conclusão?”, disse Musk logo no início.
Ele contou que tudo começou na adolescência, quando enfrentou uma crise existencial ao não encontrar respostas satisfatórias sobre o sentido da vida em textos religiosos ou filosóficos. Foi então que a leitura de um livro de ficção científica mudou completamente sua perspectiva.
“Depois li O Guia do Mochileiro das Galáxias, e basicamente o que Douglas Adams estava dizendo é que nós não sabemos quais são as perguntas certas a fazer. A pergunta não é ‘qual é o sentido da vida?’”, explicou.
Para Musk, a ideia central do livro foi reveladora: “O universo é a resposta, e nós precisamos descobrir qual é a pergunta.” A partir daí, ele passou a enxergar a exploração espacial como uma forma de ampliar os limites da consciência humana e, assim, chegar mais perto dessas grandes questões.
“O quanto mais pudermos expandir o alcance e a escala da consciência, melhor poderemos entender quais perguntas fazer sobre a resposta que é o universo”, afirmou.
Ele também reforçou sua visão de longo prazo para a humanidade: “Quanto mais pudermos expandir a consciência, nos tornarmos uma espécie multiplanetária e, no futuro, interestelar, maiores serão as chances de descobrirmos o que realmente está acontecendo.”
Musk acredita que aumentar tanto a consciência biológica quanto a digital é essencial para compreender a natureza do universo. Por isso, mesmo com uma fortuna que permitiria parar de trabalhar a qualquer momento, ele não planeja se aposentar tão cedo — a menos que a humanidade já esteja estabelecida em vários planetas.
Esse A resposta surpreendente de Elon Musk ao ser questionado por que ainda trabalha mesmo tendo um patrimônio de US$ 500 bilhões foi publicado primeiro no Misterios do Mundo. Cópias não são autorizadas.
O que achou dessa notícia? Deixe um comentário abaixo e/ou compartilhe em suas redes sociais. Assim conseguiremos informar mais pessoas sobre as curiosidades do mundo!
Esta notícia foi originalmente publicada em:
Fonte original